O futuro dos troféus monomarca. Porsche apresenta o concept Mission R

A Porsche deu a conhecer um concept elétrico... mas para a competição, a que deu o nome de Mission R. Com 1.088 cv de potência.

Aproveitando o arranque do Salão Internacional do Automóvel de Munique, marcado pelo Mobilidade Elétrica, a Porsche decidiu deixar a sua marca, também com um concept elétrico... mas para a competição. O modelo chama-se Mission R, anuncia até 1.088 cv de potência, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,5s, mas também aquilo que poderá ser o futuro dos troféus monomarca da Porsche.

Combinando, desde logo e segundo a Porsche, tecnologias pioneiras e materiais sustentáveis, o concept Mission R ostenta as linhas características dos automóveis desportivos de Zuffenhausen.

Em termos de sistema de propulsão, este Porsche Mission R incorpora dois novos motores eléctricos e um novo pack de baterias de 80 kWh, ambos apoiados por um inovador sistema de refrigeração a óleo. Com os primeiros a garantirem não apenas tracção integral, como também uma potência máxima anunciada até 800 kw, qualquer coisa como 1.088 cv, quando no chamado modo qualifying. Sendo que, o modelo beneficia, ainda, de um sistema de recuperação, que, garante o fabricante, torna possível acelerar em modo competição, sem perda de potência.

Porsche Mission R Show Car
Porsche Mission R Show Car

Já num também presente modo Race, o Mission R consegue oferecer uma potência constante de 500 kW (680 cv), com o motor que alimenta o eixo dianteiro a oferecer até 435 cv, enquanto o segundo consegue enviar até 653 cv, para as rodas traseiras.

LEIA TAMBÉM
Também tu, Porsche? Holding da marca alemã investe no espaço sideral

Seja qual for o modo escolhido, o modelo anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,5, a par de uma velocidade máxima fixada nos 300 km/h. Em pista, o o automóvel elétrico de competição alcança o mesmo tempo por volta que o atual Porsche 911 GT3 Cup.

Quanto aos carregamentos, a Porsche aponta o tecnologia de 900V, assim como o Porsche Turbo Charging, como argumentos capazes de assegurar, em apenas 15 minutos de paragem, carregar a bateria de 5 até 80 por cento SoC (State of Charge). Até porque o carregamento pode ocorrer até 340 kW.

Porsche Mission R Show Car
Porsche Mission R Show Car

A par destas evoluções, o show car apresenta também novos desenvolvimentos no Porsche Active Aerodynamics (PAA), com Drag Reduction System (DRS) na secção do nariz e na asa traseira. E que compreende três lamelas em cada uma das entradas de ar laterais da secção do nariz, assim como uma asa traseira ajustável de duas secções.

De resto e quanto à carroçaria, mais curta (4,326 mm) que a do atual 718 Cayman, mas também mais larga (1,990 mm) e mais baixa (1,190 mm), foca-se, igualmente, na redução de CO2 e na sustentabilidade, já que, como também foi anteriormente referido, é largamente composta por plástico reforçado com fibras naturais (NFRP), material produzido a partir de fibras de linho, obtidas através da agricultura. E que é utilizado no lábio do spoiler dianteiro, difusor e saias laterais, assim como nos painéis das portas, traseira e banco.

Já no habitáculo, tudo é focado no condutor, com um ecrã colocado ente os controlos do volante a apresentar os dados relevantes, durante a corrida, enquanto um monitor acima da coluna de direção apresenta as imagens das câmaras dos espelhos retrovisores laterais e central. Já um ecrã tátil à direita do banco pode ser utilizado para mostrar os dados biométricos do condutor, por exemplo.

Porsche Mission R Show Car
Porsche Mission R Show Car

Além de uma monocoque exactamente igual a um simulador de esports, acrescida de uma estrutura de segurança com materiais compósitos em fibra de carbono, da qual faz igualmente parte uma nova estrutura, também em carbono, para o tejadilho. Conjunto a que os engenheiros e designers da Porsche deram o nome de "exoskeleton".

"A Porsche é a marca para pessoas que preenchem os seus sonhos. Isto também é verdade no desporto automóvel", comenta Oliver Blume, Chairman do Conselho Executivo da Porsche AG, recordando que,"nós experienciamos a nossa força inovadora no circuito, demonstramos a nossa coragem na perseguição por novos caminhos e na satisfação dos nossos clientes com performance desportiva".

"Como complemento ao nosso envolvimento no Campeonato Mundial de Formula E, estamos agora a dar o próximo grande passo em direção à mobilidade elétrica. Este concept é a nossa visão de automóvel de competição elétrico para clientes. O Mission R incorpora tudo o que torna a Porsche forte: performance, design e sustentabilidade", conclui o mesmo responsável.

Porsche Mission R Show Car
Porsche Mission R Show Car