Para financiar a transição para a mobilidade elétrica, o Volkswagen Group vendeu em Bolsa 12,5% do capital da Porsche. A valorização das ações transformou-a na marca de automóveis mais valiosa da Europa.
A Porsche passou a ser a marca mais valiosa da Europa na sequência da subida das cotações das suas ações na Bolsa de Frankfurt.
O preço das ações da marca alemã subiu para 93 euros, dando à marca um valor de 85 mil milhões de euros, acima dos 77,7 mil milhões da Volkswagen. O valor da Porsche também é superior ao da Mercedes-Benz, BMW e Stellantis.
A Porsche entrou para a Bolsa de Frankfurt no final de setembro, com um preço por ação de ação 82,50 euros. A decisão do Volkswagen Group de vender 12,2% das ações da empresa, mas sem direito a voto, permitiram a realização de um capital de 9,4 mil milhões de euros e passaram a ser as segundas com a cotação mais elevada de sempre na Alemanha.
LEIA TAMBÉM
Tudo começou em 1972. Porsche celebra 50 anos de 911 RS em Zuffenhausen
Os fundos obtidos na oferta pública inicial serão distribuídos pelos acionistas existentes anteriormente e ajudará a financiar a transição do Volkswagen Group para a mobilidade elétrica.
"Esta oferta pública inicial é um elemento chave para o grupo porque nos irá dar mais flexibilidade para acelerar a transformação," comentou Arno Antlitz, administrador financeiro da Porsche.