Porsche mantém Macan elétrico mas tem SUV híbrido nos planos

A Porsche confirmou que o futuro Macan tornar-se-á exclusivamente elétrico, assim que a atual versão de motor a combustão atingir o fim do seu ciclo de vida. No entanto, um novo SUV híbrido está a ser considerado pela marca.

O Macan foi lançado em 2014 e, desde então, tem sido um dos produtos mais vendidos da Porsche, com mais de 800 mil unidades comercializadas na última década.

Em 2024, pouco depois da fabricante automóvel alemã introduzir a segunda geração do SUV (totalmente elétrica), circularam rumores de que a empresa estaria a considerar acrescentar uma versão a gasolina, apenas como precaução.

Contudo, o rumor acaba de ser desmentido pela marca alemã, durante a sua conferência sobre os resultados financeiros anuais. Não só a decisão de comercializar um Macan exclusivamente elétrico se mantém, como não existe qualquer intenção de dar continuidade às atuais versões de motor a combustão, a partir do momento em que atinjam o fim do seu ciclo de vida.

Importante relembrar que o antigo Macan a combustão ainda é comercializado em diversos mercados, como os Estados Unidos da América. Contudo, a variante com motor térmico deverá ser descontinuada já em 2026, tal como já sucedeu na Europa.

SUV híbrido na calha?

Durante a mesma conferência sobre os resultados financeiros anuais da empresa, a Porsche afirmou que está “a monitorizar continuamente o desenvolvimento do mercado e a procura dos clientes”, e que está “atualmente a avaliar uma linha de modelos independente no segmento dos SUV com motores de combustão e híbridos”.

Isto significa que a fabricante automóvel alemã está a considerar um terceiro crossover para um futuro próximo, ainda que dependendo tudo das condições do mercado.

A empresa afirmou que o novo modelo poderá ser lançado no final da década, com um novo design e perfil característico da Porsche. Esta nova proposta será vendida juntamente com o Macan totalmente elétrico, assim como com o futuro Cayenne elétrico e a gasolina.

Importante relembrar, mais uma vez, que a marca alemã já suavizou o objetivo de chegar a 2030 com 80% das suas vendas baseadas em veículos elétricos.

Neste momento, a empresa já afirma que continuará a comercializar veículos com motores de combustão, híbridos plug-in e totalmente elétricos “até à década de 2030”.

Em 2024, 27% das suas vendas foram de veículos eletrificados, enquanto 12,7% corresponderam a modelos totalmente elétricos.

Para este ano, o objetivo é vender entre 33% a 35% de veículos eletrificados, incluindo até 22% de 100% elétricos.