A Porsche irá lançar uma nova geração do SUV desportivo compacto Macan, que terá uma versão elétrica, mas a variante com motor a gasolina não desaparecerá, continuando a ser comercializada. Pelo menos numa primeira fase. Entretanto já surgiram algumas imagens virtuais do que poderá ser o Macan EV.
Em fevereiro de 2019, a Porsche anunciou que a próxima geração do Macan iria ser exclusivamente elétrica, na sequência da transformação da fábrica de Leipzig, na Alemanha, para a montagem de veículos elétricos.
A notícia causou uma grande polémica e dias depois uma fonte da marca de Estugarda confidenciou que, afinal, o primeiro SUV desportivo da Porsche poderá continuar a ser disponibilizado com a motor a gasolina em determinados mercados, referindo que o "Macan a gasolina continuará a ser produzido em conjunto com o novo Macan elétrico, baseado na plataforma PPe, em Leipzig".
O estudo de design do futuro Macan EV poderá ter sido revelado discretamente pela Porsche numa inciativa denominada "Porsche Unseen", que apresentou 15 propostas de modelos que poderiam ter dado origem a novos veículos de produção em série, mas que, nunca passaram disso mesmo…projetos.
Com base num modelo à escala em barro, o estúdio de design russo Kolesa fez a sua interpretação do que poderia ser a secção dianteira do Porsche Macan EV. Claro que este modelo poderá não ser a versão final do design do veículo, mas incorpora a linguagem atual de estilo da marca de Estugarda.
Como não havia nenhuma imagem da traseira do modelo à escala, a interpretação do estúdio de design Kolesa será mais especulativa. O designer russo imaginou o Macan EV com a mesma faixa luminosa em LED que foi introduzida nos carros recentes de produção da Porsche e alguns dos estudos de design.
O novo Porsche Macan já foi apanhado em testes, mas as imagens não são conclusivas porque parece um ser um veículo de testes camuflado a fazer testes de travagens.
Plataforma PPe
O Macan EV deverá ser comercializado em 2022 e estará disponível em conjunto como, já dissemos, com a versão a gasolina. Os dois SUV irão coexistir durante alguns anos até a versão a gasolina acabar por ser descontinuada pela Porsche.
LEIA TAMBÉM
Porsche Unseen. Porsche mostra as criações nunca antes divulgadas
O Macan elétrico irá ser construído com base na arquitetura Premium Plataforma Electric (PPe), desenvolvida pela Porsche e pela Audi.
Apontada como a alternativa da Porsche e da Audi à plataforma MQB do Grupo Volkswagen, esta arquitetura PPE distingue-se por adotar quatro rodas direcionais, suspensão pneumática e vectorização de binário.
O sistema de alta tensão de 800 Volt permite carregamentos com uma potência de 350 kW, enquanto as diferentes configurações de bateria oferecem uma autonomia superior a 483 km.