Já anunciado como um futuros lançamentos - elétricos - da marca de Zuffenhausen, o Porsche Macan 100% elétrico acaba de entrar numa nova e importante fase de desenvolvimento, com a realização dos testes dinâmicos em estrada. Momento acompanhado da divulgação de algumas imagens, naturalmente com unidades fortemente camufladas, e que darão origem ao modelo final, a apresentar em 2023.
Depois dos primeiros testes nos recintos do Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach, os protótipos que darão origem à versão de produção do futuro Porsche Macan EV começam, assim, uma nova fase no seu desenvolvimento e, desde já, com objectivos bem definidos. Dos quais faz parte a promessa de cerca de três milhões de quilómetros de testes por todo o mundo, realizados sob as mais diversas condições.
"Os testes em ambiente real começam agora a decorrer – um dos marcos mais importantes no processo de desenvolvimento," afirma, através de comunicado, Michael Steiner, Membro do Comité Executivo, Pesquisa e Desenvolvimento na Porsche AG.
No entanto e ainda antes desta etapa, a marca de Zuffenhaüsen destaca a importância dos inúmeros quilómetros de testes realizados em ambiente virtual e com recurso a protótipos digitais - basicamente, modelos computacionais que replicam as propriedades, sistemas e conjuntos de propulsão de um veículo, com elevado grau de precisão, salienta.
LEIA TAMBÉM
Nova geração do Porsche Macan terá mesmo versão elétrica
Foi, de resto, com base nos dados obtidos a partir destes testes virtuais, e que levaram, inclusivamente, ao desenvolvimento de um ecrã completamente novo e de um novo conceito de operação para a próxima geração do Macan, que foram construídos os primeiros protótipos físicos do modelo. Com o mesmo responsável a reconhecer que "os testes de resistência em circuitos fechados e nas vias públicas, em condições reais, continuam a ser indispensáveis para garantir que a estrutura do veículo, a estabilidade operacional e fiabilidade do hardware, software e todas as funções vão ao encontro dos padrões de elevada qualidade".
Já quanto ao programa de testes definido para o Macan elétrico, inclui, segundo a própria Porsche, disciplinas como o carregamento e acondicionamento da bateria de alta voltagem. Sendo que, "tal como o Taycan, o Macan totalmente elétrico, com a sua arquitetura de 800 volts, irá oferecer a E-Performance típica da Porsche", garante Steiner, ao mesmo tempo que assegura que "o Macan totalmente elétrico será o modelo mais desportivo no seu segmento."
A terminar, a Porsche recorda que, o Macan elétrico, o primeiro modelo da marca a ser construído sobre a nova plataforma do grupo Volkswagen, Premium Platform Electric (PPE), tem lançamento previsto para 2023. Estando já definido que, a par desta versão exclusivamente elétrica, a marca disponibilizará ainda motorizações convencionais.
"Na Europa, a procura por veículos elétricos continua a crescer, mas o ritmo para a mudança varia consideravelmente pelo mundo. É por isso que vamos lançar um sucessor para o atual Macan, com propulsão convencional, durante o curso de 2021," afirma Michael Steiner.