Tradicionalmente utilizada em modelos Porsche de duas portas, a sigla T estreia-se, agora, no primeiro cinco portas da marca de Zuffenhausen - o Macan. Nova versão do SUV compacto conta com um motor mais leve, suspensão revista e pormenores estéticos específicos.
Utilizada pela Porsche desde a década de 60, a sigla T (Touring) representa, para o fabricante de Zuffenhausen, versões com acerto dinâmico específico, equipamento exclusivo e motores eficientes.
Esta tradição continuou, mais recentemente, no 718 Cayman T e no 718 Boxster T, e chega agora ao Macan. O SUV compacto torna-se, assim, no primeiro modelo de cinco portas do fabricante a receber esta designação/configuração.
O novo Macan T está equipado com um motor 2.0 litros Turbo com 261 cv e 400 Nm, associado a uma caixa de 7 velocidades com dupla embraiagem.
LEIA TAMBÉM
Só não foi produzido. Sabe qual marca que concebeu o primeiro SUV Cabrio?
Este motor pesa menos 58,8 Kg do que o 2.9 Twin Turbo V6 utilizado no Macan S e GTS, razão pela qual a Porsche fala num melhor arranque e comportamento em curva, num "equilíbrio ideal entre peso e performance".
A Porsche avançou também com alterações em termos de ligações ao solo, incluindo agora um sistema de tracção integral que envia mais potência para o eixo traseiro, uma barra estabilizadora frontal mais rígida, e suspensão rebaixada 1,5 cm.
O Macan T é o primeiro modelo da marca a incluir, de série, o sistema de gestão activa do amortecimento da Porsche (PASM), o qual permite a este SUV baixar mais 1 cm.
Pormenores específicos no interior e exterior
Existem também diferenças no exterior, com alguns elementos a serem pintados em cinzento, tais como os retrovisores, frisos das portas, símbolo traseiro e aileron. As jantes, por sua vez, são em titânio escuro.
No interior, o Macan recebe bancos com 8 possibilidades de regulação diferentes, estofos e acabamentos em pele com costuras cinzentas, um volante desportivo aquecido e soleiras das portas em alumínio escuro.
De acordo com declarações à Autocar, a Porsche vê no Macan T uma versão "capaz de apelar a clientes que procuram um maior grau de personalização nos seus carros, especialmente no que toca a um melhor acerto dinâmico". No entanto, a marca pretende manter um preço competitivo, de forma a que o SUV se posicione entre o modelo de entrada e o Macan S.
Para a Primavera
Esta nova versão T do mais pequeno dos SUV da Porsche está já disponível, para encomenda, em Portugal, com um preço base de 87.922 Euros.
Quanto às primeiras unidades, deverão começar a ser entregues na Primavera.