Na nova geração do Porsche Macan, já à venda em Portugal, o destaque vai para a introdução da versão GTS, que acentua o refinamento e o caráter desportivo graças ao aumento da potência que chega aos 440 cv. Preços a partir de 82 526€ para o Macan "base".
Ao mesmo tempo que anuncia para dentro de um ano a chegada do novo Macan, que terá propulsão exclusivamente elétrica, a Porsche confirma que o modelo atual, com motor a gasolina, manter-se-á em comercialização. Uma boa notícia para aqueles que reconhecem as qualidades do SUV mais compacto da marca de Estugarda e que não têm condições (ou não querem) para aderir à eletromobilidade.
Uma boa notícia também porque a nova geração, que a partir de agora está disponível em Portugal, foi significativamente apurada.
A aparência foi retocada, sobressaindo na frente o novo desenho da grelha e para-choques, enquanto na traseira, além do novo difusor, os grupos óticos estão integrados numa faixa em vinil.
LEIA TAMBÉM
É o adeus à combustão. Porsche prepara fim do Macan a gasolina
No interior, a consola central é mais envolvente, inspirada no Taycan, com os comandos táteis a substituir os botões convencionais, que dão acesso direto a novas funcionalidades, principalmente no domínio da conectividade.
Melhores materiais... e aptidões dinâmicas
Aqueles para quem o conforto é a prioridade sentirão imediatamente a diferença, que resulta, também, da utilização de novos materiais, enquanto os amantes das capacidades dinâmicas notarão a importância das alterações introduzidas no sistema de vectorização de binário (fundamental para a velocidade em curva), no acerto do chassis (barras estabilizadoras mais firmes) e na suspensão, que assume agora um compromisso mais apurado entre os requisitos desportivos e conforto.
A suspensão pneumática é de série no GTS e opcional na versão base e intermédia (S), permitindo reduzir a altura ao solo em um centímetro.
Motores com oferta reformulada
A grande novidade é, porém, a reformulação da oferta de motores. No caso da versão base, o bloco de quatro cilindros com 2.0 litros, passa a disponibilizar 265 cv (400 Nm), enquanto no Macan S e Macan e GTS o V6 de 2,9 litros garante, respetivamente, 380 cv e 440 cv, em grande medida, como resultado da utilização de dois turbocompressores.
No primeiro caso, o "sprint" de 0-100 km/h demora 6,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 232 km/h. O Macan S "responde" com 4,6 segundos e 259 km/h, enquanto o GTS "puxa dos galões" e anuncia 4,3 segundos e 272 km/h.
A partir de 82 526€
A nova geração do Porsche Macan já pode ser encomendada e os preços variam entre os 82 526€ no caso da versão Base, 108 037€ para o S e 125 627€ para o GTS.