Devido à… cibersegurança. Porsche vai acabar com o Macan na Europa

Hoje em dia um dos best-sellers da Porsche, o Macan pode ter o seu futuro hipotecado na Europa, devido à… cibersegurança.

Hoje em dia um dos best-sellers na oferta da marca de Zuffenhausen, o Porsche Macan pode ter o seu futuro hipotecado na Europa, muito provavelmente, já em 2024. E nem sequer tem a ver com questões de emissões, mas de… cibersegurança.

A notícia foi avançada pela Automotive News Europe, com base em informações prestadas por um porta-voz da Porsche, segundo as quais as vendas do Macan poderão ter um ponto final nos mercados da União Europeia (UE), já na próxima Primavera.

Recordando que, em causa estão os novos regulamentos adoptados pela Comissão Europeia, no domínio da segurança cibernética, e decorrentes de legislação elaborada no âmbito das Nações Unidas, a mesma fonte nota que o problema decorre do facto de, na altura do desenvolvimento da atual geração do Macan, os novos regulamentos não estarem ainda finalizados. O que não permitiu conhecer, com precisão, o seu alcance.

No entanto e com a consumação das medidas, a Porsche terá chegado à conclusão de que, implementar todas as alterações necessárias para que o Macan pudesse respeitar as novas normas, ficaria demasiado caro. Pelo que a solução encontrada passa por deixar de comercializar o modelo nos 27 mercados da UE - Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda , Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia, Espanha e Suécia.

De resto e com as novas normas em vigor, nem mesmo a hipótese de manter o modelo à venda, assumindo ao mesmo tempo o pagamento da multa, surge como uma solução viável. Isto, porque a venda de qualquer veículo que não esteja em conformidade o regulamento UNECE WP.29 implicará o pagamento de uma multa de 30 000 Euros, por cada unidade vendida.

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Numa altura em que a Porsche está a preparar o lançamento daquela que será a segunda geração do Macan, esta situação não deixa de ser um rude golpe nos resultados comerciais do fabricante, que teve neste SUV o seu modelo mais vendido em outubro último. Ao mesmo tempo que representou um total de quase 20 mil unidades vendidas na Europa, durante os primeiros 10 meses de 2023, revelam dados da Dataforce.

Ainda assim e no caso específico da próxima geração, importa referir que se trata de um veículo totalmente novo e diferente, proposto exclusivamente como trem de força elétrico e com base numa nova plataforma desenvolvida em parceria com a Audi. A qual servirá também o próximo Audi Q6 e-tron.

De resto, o Macan não será o único Porsche a converter-se à mobilidade 100% elétrica, pois, também a dupla Boxster/Cayman deverá tornar-se exclusivamente elétrica, em 2025. Assim como o Cayenne, cuja próxima geração já deverá surgir sem combustão, além de vir acompanhada de um novo SUV, maior, com três filas de bancos… e elétrico.