Previsto para 2024. Porsche Macan EV anuncia-se ainda mais desportivo

Agendado para 2024, o novo Porsche Macan EV estreará um novo eixo traseiro Performance, a garantir carácter ainda mais desportivo.

Estabelecida a meta que passa por chegar a 2030 com os elétricos a representarem 80% das suas vendas, a Porsche prepara já aquele que será o seu zero emissões: o Macan EV. O qual, revela agora a marca de Zuffenhausen, estreará um novo e ainda mais desportivo eixo traseiro Performance.

Com lançamento no mercado previsto para 2024, a Porsche revela, assim, mais alguns pormenores sobre aquele que será o seu primeiro e genuíno SUV 100% elétrico, confirmando, por exemplo, uma vocação também para o desempenho desportivo, que o atual Macan já possui.

Segundo o fabricante de Zuffenhausen, este novo eixo traseiro Performance será, no entanto, disponibilizado, apenas naquelas que se prevêem ser as versões de topo o modelo. Garantindo, entre outras mais-valias, a capacidade de beneficiar de uma distribuição entre eixos até 48:52.

Resultado também novo eixo Performance, o Porche Macan EV beneficia de uma distribuição de potência entre eixos até 48:52
Resultado também novo eixo Performance, o Porsche Macan EV beneficia de uma distribuição de potência entre eixos até 48:52

Entretanto e igualmente já prometido para o Macan EV, está um eixo traseiro direccional, a par de um trem de força elétrico composto por dois motores, capazes de assegurar um sistema de tracção integral permanente.

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Recordar, ainda, que, no capítulo das ligações ao solo, o próximo Macan exibirá uma suspensão dianteira double-wishbone completamente revista, ao passo que, na traseira, a escolha passará por uma solução multi-link. Sendo que, as versões de topo, beneficiarão, ainda e de série, do sistema Porsche Torque Vectoring Plus, o bloqueio de diferencial do eixo traseiro controlado eletronicamente.

Novidade completa, no modelo, serão os amortecedores de duas válvulas, enquanto como parte do sistema Porsche Active Suspension Management, e que prometem um maior amortecimento, através da regulação independente de cada amortecedor. Podendo ser conjugados, tanto com suspensões de aço, como pneumáticas.

Equipado com o já conhecido Porsche Active Suspension Management, o Macan EV estreia, igualmente, novos amortecedores
Equipado com o já conhecido Porsche Active Suspension Management, o Macan EV estreia, igualmente, novos amortecedores

Quanto às rodas, a Porsche definiu já que poderão chegar às 22 polegadas, embora com os pneus a diferirem na largura, conforme seja para a frente ou para trás, também para conseguirem suportar a distribuição de peso atrás.

Finalmente, o Macan EV tem, igualmente, já certo, que utilizará a nova plataforma PPE desenvolvida em conjunto pela Porsche e pela Audi, à qual se juntará um sistema de propulsão capaz de oferecer potências até 612 cv, além de um binário máximo que poderá chegar aos 1.000 Nm. Sendo que, a apoiar o trem de força, um pack de baterias de iões de lítio com uma capacidade a rondar os 100 kWh, a somar a uma arquitectura de 800V, capaz de carregar entre 5 e 80% da capacidade, em cerca de 25 minutos.

O futuro Macan EV vai utilizar a plataforma PPE, conjugada com uma arquitectura elétrica de 800V capaz de recuperar até 80% da carga em 25 minutos
O futuro Macan EV vai utilizar a plataforma PPE, conjugada com uma arquitectura elétrica de 800V capaz de recuperar até 80% da carga em 25 minutos

Autonomia? Ainda desconhecida...

Desconhecida permanece, contudo, a autonomia que o sistema elétrico permitirá, algo que a Porsche só deverá revelar mais perto da apresentação oficial do modelo, a qual deverá ter lugar ainda este ano.

Aliás e sobre esta questão, valerá a pena recordar que o Macan EV chegou a ter início da comercialização marcado para 2023, mas os problemas registados na divisão de software do Volkswagen Group, acabaram atrasando a sua chegada ao mercado.

https://youtu.be/MfEw7LEh9jE