Até aqui observado apenas sob forte camuflagem, a revestir protótipos de desenvolvimento, o Porsche Macan EV, cuja chegada ao mercado está prevista apenas para 2024, acaba de revelar aquele que será o seu aspecto exterior definitivo. E que, mesmo sem perder o posicionamento crossover, promete um SUV elétrico ainda mais desportivo que o atual!
O desvendar daquelas que serão as linhas exteriores do futuro Macan 100% elétrico foi feito através da divulgação de um esboço, durante o anúncio de uma nova parceria entre a Porsche o estaleiro austríaco Frauscher, para a construção de uma nova lancha desportiva de 28,4 pés (qualquer coisa como 8,65 metros), cujo motor será o mesmo sistema de propulsão elétrico do Macan EV.
Apresentado como forma de enaltecer as semelhanças entre o SUV e a embarcação, o desenho digital acaba revelando um Macan substancialmente diferente daquilo que é a sua versão a combustão. Parecendo-se, naquelas que serão as linhas exteriores, bem mais com propostas como o Taycan, ou até mesmo o Panamera, do que com o modelo do qual ganha o nome.
De resto e olhando, mais uma vez, para o desenho, até mesmo em aspectos como as luzes traseiras, o Macan EV parece adoptar solução idêntica à do Taycan e que se traduz numa faixa de luz que atravessa o carro, a toda a largura da traseira.
Com PPE e uma potência de carga acima dos 270 kW
Recordar que, embora ainda sob o manto do anonimato, no que à estética diz respeito, a Porsche confirmou já que o Macan elétrico estreará a nova plataforma PPE, complementada com tecnologia de 800V, assim como com uma bateria de iões de lítio de grande capacidade, que todas as indicações apontam no sentido de poder vir a anunciar qualquer coisa como 100 kW.
LEIA TAMBÉM
Culpa do Volkswagen Group. Porsche confirma adiamento do futuro Macan EV
Quanto à potência que o sistema elétrico será capaz de oferecer, a Porsche ainda nada disse de forma oficial, embora notícias já publicadas refiram que a versão mais potente, equipada com tracção integral, anunciará 612 cv e 1.000 Nm de binário.
Finalmente no que diz respeito à capacidade de carregamento das baterias, os rumores referem que o Macan EV deverá ser capaz de suportar cargas acima dos 270 kW, o que, a acontecer, fará com que o carregamento seja, neste crossover, ainda mais rápido que no Taycan, o qual não ultrapassa esses mesmos 270 kW.
Frauscher x Porsche 850 Fantom Air com propulsão Porsche
Sobre a embarcação que está na origem, não só da parceria, mas também do levantar de um pouco mais do véu que ainda pende sobre o muito aguardado Macan EV, dizer que ostentará o nome de Frauscher x Porsche 850 Fantom Air, também por ter por base o modelo Frauscher 858 Fantom Air. Sendo que, o contributo da Porsche para esta lancha rápida, passa não só pela disponibilização de todo o sistema de propulsão elétrico, incluíndo, o sistema de 800V, a bateria de alta voltagem e toda a eletrónica relacionada.