O segundo Porsche 100% elétrico chega no verão: o preço do Macan 4 (408 cv) começa nos 87 mil euros, já o Macan Turbo (639 cv) custará 119 mil euros. A autonomia anunciada é de 748 km. A apresentação mundial ocorreu há momentos em Singapura e a TURBO foi o único meio de comunicação presente. Mais detalhes na edição que amanhã (dia 26) estará nas bancas
Os responsáveis da Porsche garantem que o novo Macan é o melhor SUV elétrico de médias dimensões. Para isso trabalharam incessantemente em áreas como o conforto, o requinte a bordo, a tecnologia de vanguarda e, claro, tudo o que tem a ver com a dinâmica, "para que um cliente Porsche sinta que está a conduzir um Porsche".
É por isso que, embora o novo Macan partilhe com o Audi Q6 a plataforma PPE (Premium Platform Electric), para reduzir custos, os engenheiros da Porsche introduziram várias alterações: o motor traseiro e a unidade de gestão da bateria, por exemplo, foram deslocados para trás do trem posterior com o intuito de otimizar a distribuição do peso, que é de 48% na frente e 52% na traseira.
Tempero desportivo
Em combinação com o sistema Porsche Traction Management (PTM), que distribui binário entre os dois eixos, podendo variar entre 60% e 40%, na frente, e 0 e 100% atrás, está, assim, assegurada a dinâmica típica de um desportivo. A vectorização do binário (para distribuir o torque entre as rodas do mesmo eixo), bem como, no caso do Turbo, o diferencial traseiro autoblocante de gestão eletrónica, encarregam-se do resto.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_optica.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_splitterdianteiro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_tomada.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_traseira.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_vidroporta.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_jante.jpg]Papel importante tem, também, a nova suspensão, com novos amortecedores com duas válvulas (uma para o momento de compressão e outra para a fase de expansão), mais rápidos a reagir às alterações de piso e de carga. Os mais exigentes podem dispor de suspensão pneumática.
Destaque, ainda, para o eixo traseiro com efeito direcional que permite que as rodas virem até 5 graus, assegurando uma melhor inserção em curva. Além disso, segundo os engenheiros da Porsche com quem falámos, a utilização (pela primeira vez) de um eixo traseiro com efeito direcional permitiu que a direção seja mais direta.
Autonomia e performances de referência
Quanto à bateria, com 100 kWh de capacidade (95 kWh úteis), possui uma nova composição química, com um rácio de 8 partes de níquel, uma parte de cobalto e uma parte de magnésio. Jorg Kerner, responsável pelo programa Macan, destaca a "elevada densidade energética, fundamental para a autonomia, e a potência de carregamento".
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Tal como o Taycan, também o novo Macan recorre a uma arquitetura de 800 volts, que permite reduzir os tempos de reposição de carga: num posto de 270 kW a bateria precise de apenas 21 minutos para elevar a capacidade de 10% para 80%, sendo possível em quatro minutos recuperarmos energia suficiente para percorrer 100 kms.
Quanto à autonomia, os dados oficiais referem 613 km no caso do Macan 4 (até 748 km, em cidade) e 591 km para o Turbo (valores WLTP). Ambos utilizam um motor elétrico em cada eixo, com o primeiro a anunciar 408 cv (650 Nm de torque) e o segundo 639 cv (1130 Nm).
A velocidade máxima é de, respetivamente, 220 km/h e 260 Km/h, e a aceleração de 0-100 km/h de 5,1 segundos e 3,3 segundos (com a função Launch Control ativada).
Luxo e tecnologia a bordo
Com 4,78 metros de comprimento e 2,89 metros de distância entre eixos o novo Macan é imediatamente identificado como um Porsche, graças às óticas dianteiras semelhantes às do Taycan.
As jantes de 22 polegadas, a grande largura de vias, com as rodas nos extremos da carroçaria, além de sublinharem o posicionamento SUV conferem uma aparência poderosa, enquanto a ausência de molduras nas portas e o spoiler ativo na traseira acentuam o caráter desportivo.
A par do piso totalmente plano, as dimensões "generosas" servem, também, para garantir bastante espaço no interior, onde também se destaca colocação dos bancos numa posição mais baixa (15 milímetros na traseira e 28 milímetros na frente).
Importante é, também, o aumento da capacidade de bagagem em 127 litros: no compartimento traseiro podemos arrumar 540 litros com os bancos em posição normal (1348 litros quando rebatidos), enquanto na frente dispomos de 84 litros adicionais.
Três ecrãs
A par dos revestimentos de grande qualidade, produzidos a partir de materiais reciclados (o couro não é proposto nem em opção), o principal destaque a bordo do novo Macan elétrico vai para o "upgrade" tecnológico, graças ao novo software com base no sistema Android Automotive OS, mais rápido e com novas funcionalidades.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_arcondicionado.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_bancotras.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_botãoStart.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_cockpit.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_consolacentral.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_ecrãpassageiro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_frunk.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_interior.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_manchecxvelocidades.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/01/PorscheMacan4Aprs2024_volante.jpg]Além do ecrã curvo de 12,6 polegadas em frente do condutor e do display central de 10,9 polegadas, o Macan conta, também, com um terceiro ecrã (10,9 polegadas) em frente ao acompanhante, permitindo-lhe a visualização de vídeo ou o acesso à internet e às redes sociais.
Quanto às informações de condução podem ser visualizadas no para-brisas com o Head Up Display que recorre à tecnologia da realidade aumentada.
Chega no segundo semestre de 2024
As encomendas para o novo Macan Eletric já estão abertas e a Porsche prevê começar a entregar as primeiras unidades no início do segundo semestre deste ano.