Inicialmente agendado para chegar aos concessionários já em 2023, o Porsche Macan EV foi já oficialmente adiado para finais de 2024, devido a problemas com o software que está a ser desenvolvido dentro do grupo Volkswagen. Sendo que o mesmo problema pode vir a obrigar a um adiamento, também, das versões elétricas do 718 Boxster e Cayman.
O adiamento do lançamento no mercado do estreante Macan EV já havia, de resto, sido antecipado, em declarações do CEO da Porsche, Oliver Blume, à publicação alemã Automobilwoche, ainda em meados de julho. Sendo que a decisão surge agora reconfirmada no prospecto relativo à Oferta Pública Inicial (IPO) de venda de acções do fabricante de Zuffenhausen, Estugarda, na Alemanha.
Segundo avança, já esta sexta-feira, o site britânico Autocar, em causa estará a divisão de software do Grupo Volkswagen, Cariad, a qual tem vindo a sentir dificuldades com o desenvolvimento da plataforma de software E3 1.2. Sendo que, no seu prospecto, a marca de desportivos alemã admite já, alocar mais meios, com vista ao desenvolvimento de um novo pacote de software E3 2.0. O que, por sua vez, colocaria um ponto final em futuros desenvolvimentos do E3 1.2.
De resto e no acordo celebrado com o Grupo Volkswagen, está prevista a possibilidade da Porsche desenvolver o seu próprio pacote de software para futuros EV, descartando, dessa forma e por completo, a plataforma E3 2.0.
Peugeot 718 Boxster e Cayman também em risco
Entretanto e fruto deste contratempo, a marca de Zuffenhausen admite já, de forma pública e através do seu prospecto, a possibilidade de adiar também os lançamentos das futuras versões EV do 718 Boxster e 718 Cayman. Os quais deveriam chegar ao mercado em 2025.
Aliás, o próprio fabricante admite, ainda, a possibilidade de, até mesmo a já prevista versão 100% elétrica do seu SUV maior, o Cayenne, poder levar mais tempo a chegar ao mercado.
Vale a pena recordar que o Macan terá por base a plataforma PPE co-desenvolvida com a Audi, enquanto a gama elétrica com base no 718 beneficiará de uma arquitectura dedicada. Quanto ao Cayenne, poderá vir a beneficiar da terceira arquitectura exclusiva para veículos elétricos e que servirá igualmente as próximas gerações, quer do Taycan, quer do Panamera.
Desta forma, o único modelo da actual gama Porsche que tem a combustão assegurada é o icónico 911, sendo que, o fabricante assegurou já que não está nos planos qualquer versão 100% elétrica do modelos; na melhor das hipóteses, poderá chegar um híbrido simples...