A Porsche está a preparar o lançamento do Macan elétrico que anuncia uma autonomia superior a 500 km. Entretanto, a marca está a conduzir os testes finais de desenvolvimento do primeiro modelo baseado na plataforma PPE para assegurar não só a fiabilidade e a resistência, mas, também, que mantém as duas caraterísticas típicas de um Porsche, a dinâmica de condução e a precisão.
O novo Macan, a ser apresentado em breve, vai ser o primeiro modelo da Porsche a utilizar a nova arquitetura Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto com a Audi. A marca de Estugarda refere que o seu SUV foi sujeito a mais de 3,5 milhões de quilómetros de testes na preparação para o lançamento da gama.
Equipado com uma bateria com uma capacidade total de 100 kWh e 95 kWh útil, todos os modelos da gama Macan poderão percorrer mais de 500 quilómetros entre carregamentos. Apesar da bateria contribuir decisivamente para a obtenção dessa autonomia também a nova silhueta da carroçaria ajuda nesse capítulo.
A Porsche reivindica que passou centenas de horas em túnel de vento para otimizar os contornos da carroçaria, os elementos aerodinâmicos ativos e mesmo as jantes.
O objetivo é assegurar que o novo Macan consiga "deslizar" pelo ar. Esse trabalho traduziu-se num coeficiente de arrasto aerodinâmico de 0.25, que é quase idêntico ao do Tesla S, e uma grande evolução face aos 0.35 do Macan atual. As estimativas da Porsche apontam para um aumento da autonomia de 85 quilómetros, graças ao trabalho realizado em túnel de vento.
Carregamento ultrarrápido
Para conseguir regressar o mais depressa possível à estrada, o Porsche Macan está preparado para receber cargas ultrarrápidas com potências até 270 kW, graças à arquitetura de 800V.
Na prática, isto significa que o SUV pode recuperar entre 10 a 80% do nível de carga da bateria em apenas 22 minutos. A marca sublinha que o Macan pode ganhar 100 quilómetros de autonomia em apenas quatro minutos.
A plataforma PPE não só proporciona uma autonomia adicional. Além do trabalho realizado no domínio da eficiência quando o Macan está na autroestrada, o spoiler ativo pode ajudar a conduzir mais depressa.
Dinâmica de condução Porsche
Entretanto, graças à plataforma PPE, o motor traseiro pode ser deslocado mais trás no chassis, com vantagens ao nível da dinâmica da condução.Aquela solução também permitiu ganhar espaço para o sistema traseiro direcional, que também otimiza a condução, ajudando a controlar os 612 cv (450 kW) de potência e os 1000 Nm de binário disponibilizados na versão topo de gama.
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Os testes de resistência e fiabilidade que estão a ser conduzidos pela Porsche têm o objetivo de que o modelo de produção esteja à altura das expetativas dos utilizadores. Segundo Jorg Kerner, gestor de produto Macan, o design e a eficiência são muito importantes para a marca, mas as duas coisas que tornam um veículo num Porsche são "a dinâmica de condução e a precisão".