O Porsche Macan 100% Elétrico está pronto e vai chegar a Portugal em março. A versão Turbo terá 612 cv e 100 Nm de binário. Promete!...
A Porsche começa a vender o Macan elétrico em março e a divulgação das primeiras imagens sem "camuflagem" está prevista para o próximo dia 22.
No banco do acompanhante, os sinais que recolhemos durante três voltas à pista de Leipzig, no norte da Alemanha, onde o segundo modelo 100% da Porsche é produzido, não podiam ser mais prometedores.
A ideia de que SUV não pode ter um comportamento verdadeiramente desportivo foi simplesmente arrasada. Stefan, o piloto de testes da Porsche que estava ao volante, parecia até adivinhar-me os pensamentos.
"Estás familiarizado com o Launch Control" – perguntou-me no exato momento em que deixávamos a via de serviço para entrarmos em pista. Disse-lhe que sim… estava convencido disso mas não tardei a perceber que estava a ser otimista.
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Nunca antes tinha experimentado uma sensação parecida. Já tinha ouvido referências àquela sensação de as costas se colarem ao banco mas… agora sabia o que isso queria dizer. Percebo que me olha pelo canto do olho enquanto eu não consigo contornar o vício de tentar descobrir por onde anda o ponteiro do conta-rotações.
Tentativa vã, obviamente, e efémera. Os 612 cv e os 1000 Nm de binário (valores anunciados) desta versão Turbo soltam-se "apenas" com um ligeiro silvo e já a curva seguinte está a entrar-nos pelos olhos.
Brutal a acelerar, impressionante a travar e a inscrever-se na trajetória. Os pneus gemem. Percebe-se o inevitável deslocamento das massas mas a compostura não é alterada.
Stefan limita-se a posicionar o carro. No modo "Sport Plus", as ajudas eletrónicas estão desligadas: tudo fica entregue ao mais do que evidente equilíbrio do chassis, à precisão do piloto (claro) e à eficácia do diferencial autoblocante de controlo eletrónico (eLSD) no eixo traseiro.
À surpreendente agilidade com que "salta" de curva em curva não será estranho, também, o efeito direcional no eixo traseiro. As rodas posteriores podem virar até 4 graus para facilitar a inserção em curva e para as manobras de baixa velocidade.
Interior (ainda) camuflado
Tal como a carroçaria, também o interior está ainda "disfarçado": o tablier está coberto quase por completo, mas dá para perceber que não difere de maneira substancial daquele que está montado nos modelos mais recentes da Porsche, como o Taycan e o Panamera. Com um painel de instrumentos (12,6 polegadas) totalmente digital, um segundo ecrã (10,9 polegadas) em posição central para alojar as funções de infoentretenimento e um terceiro "display" em frente ao acompanhante (10,9 polegadas).
Mas o momento não é para este tipo de contemplações. A pista de Leipzig simula secções de diferentes circuitos, como o famoso Radion, de Spa-Francorshamps, ou o "saca-rolhas", de Laguna Seca.
A aproximação a esta zona é incrível. Mal tenho tempo para pensar no que estará para lá da ligeira colina: simplesmente já lá estou.
Mesmo com os pneus "a dar as últimas", como anuncia o Stefan. "Passámos o dia nisto… As distâncias de travagem já estão a alongar. Vais ter que esperar para quando puderes tu mesmo conduzir". Mal posso esperar!
Chega na Primavera… com três versões
O Porsche Macan E chega ao mercado na primavera, inicialmente com três versões: Macan E (430 cv), Macan 4 S (500 cv) e Macan Turbo (612 cv).
Será proposto com tração traseira ou integral, com um ou dois motores, estando igualmente prevista a estreia de uma bateria de níquel-cobalto-magnésio, com elevada densidade energética, com cerca de 100 kWh de capacidade e que promete autonomias na ordem dos 500 km.
A nova química, associada à arquitetura de 800 Volt permitirá a reposição rápida de energia, com a Porsche a anunciar um tempo de 25 minutos para repor desde 5% a 80% da capacidade total, quando utilizado um posto de 270 kW.