Promete! Em pista com o Porsche Macan Elétrico

O Porsche Macan 100% Elétrico está pronto e vai chegar a Portugal em março. A versão Turbo terá 612 cv e 100 Nm de binário. Promete!...

O Porsche Macan 100% Elétrico está pronto e vai chegar a Portugal em março. A versão Turbo terá 612 cv e 100 Nm de binário. Promete!...

A Porsche começa a vender o Macan elétrico em março e a divulgação das primeiras imagens sem "camuflagem" está prevista para o próximo dia 22. 

No banco do acompanhante, os sinais que recolhemos durante três voltas à pista de Leipzig, no norte da Alemanha, onde o segundo modelo 100% da Porsche é produzido, não podiam ser mais prometedores.

Nesta nova geração já com propulsão elétrica, o Macan promete oferecer sensações ainda mais desportivas
Nesta nova geração já com propulsão elétrica, o Macan promete oferecer sensações ainda mais desportivas

A ideia de que SUV não pode ter um comportamento verdadeiramente desportivo foi simplesmente arrasada. Stefan, o piloto de testes da Porsche que estava ao volante, parecia até adivinhar-me os pensamentos. 

"Estás familiarizado com o Launch Control" – perguntou-me no exato momento em que deixávamos a via de serviço para entrarmos em pista. Disse-lhe que sim… estava convencido disso mas não tardei a perceber que estava a ser otimista. 

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Nunca antes tinha experimentado uma sensação parecida. Já tinha ouvido referências àquela sensação de as costas se colarem ao banco mas… agora sabia o que isso queria dizer. Percebo que me olha pelo canto do olho enquanto eu não consigo contornar o vício de tentar descobrir por onde anda o ponteiro do conta-rotações. 

Tentativa vã, obviamente, e efémera. Os 612 cv e os 1000 Nm de binário (valores anunciados) desta versão Turbo soltam-se "apenas" com um ligeiro silvo e já a curva seguinte está a entrar-nos pelos olhos. 

Brutal a acelerar, impressionante a travar e a inscrever-se na trajetória. Os pneus gemem. Percebe-se o inevitável deslocamento das massas mas a compostura não é alterada. 

Brutal a acelerar, impressionante a travar, o novo Macan é também surpreendentemente eficaz na forma como cumpre trajectórias
Brutal a acelerar, impressionante a travar, o novo Macan é também surpreendentemente eficaz na forma como cumpre trajectórias

Stefan limita-se a posicionar o carro. No modo "Sport Plus", as ajudas eletrónicas estão desligadas: tudo fica entregue ao mais do que evidente equilíbrio do chassis, à precisão do piloto (claro) e à eficácia do diferencial autoblocante de controlo eletrónico (eLSD) no eixo traseiro. 

À surpreendente agilidade com que "salta" de curva em curva não será estranho, também, o efeito direcional no eixo traseiro. As rodas posteriores podem virar até 4 graus para facilitar a inserção em curva e para as manobras de baixa velocidade.

Interior (ainda) camuflado

Tal como a carroçaria, também o interior está ainda "disfarçado": o tablier está coberto quase por completo, mas dá para perceber que não difere de maneira substancial daquele que está montado nos modelos mais recentes da Porsche, como o Taycan e o Panamera. Com um painel de instrumentos (12,6 polegadas) totalmente  digital, um segundo ecrã (10,9 polegadas) em posição central para alojar as funções de infoentretenimento e um terceiro "display" em frente ao acompanhante (10,9 polegadas).

Ainda que inquestionavelmente SUV, o novo Macan elétrico não mostra qualquer receio no momento de enfrentar os trajectos dinamicamente mais exigentes
Ainda que inquestionavelmente SUV, o novo Macan elétrico não mostra qualquer receio no momento de enfrentar os trajectos dinamicamente mais exigentes

Mas o momento não é para este tipo de contemplações. A pista de Leipzig simula secções de diferentes circuitos, como o famoso Radion, de Spa-Francorshamps, ou o "saca-rolhas", de Laguna Seca. 

A aproximação a esta zona é incrível. Mal tenho tempo para pensar no que estará para lá da ligeira colina: simplesmente já lá estou.

Mesmo com os pneus "a dar as últimas", como anuncia o Stefan. "Passámos o dia nisto… As distâncias de travagem já estão a alongar. Vais ter que esperar para quando puderes tu mesmo conduzir". Mal posso esperar!

Chega na Primavera… com três versões

O Porsche Macan E chega ao mercado na primavera, inicialmente com três versões: Macan E (430 cv), Macan 4 S (500 cv) e Macan Turbo (612 cv). 

Proposto em três versões, o novo Porsche Macan promete autonomias na ordem dos 500 km... com todas as aptidões offroad já conhecidas
Proposto em três versões, o novo Porsche Macan promete autonomias na ordem dos 500 km... com todas as aptidões offroad já conhecidas

Será proposto com tração traseira ou integral, com um ou dois motores, estando igualmente prevista a estreia de uma bateria de níquel-cobalto-magnésio, com elevada densidade energética, com cerca de 100 kWh de capacidade e que promete autonomias na ordem dos 500 km. 

A nova química, associada à arquitetura de 800 Volt permitirá a reposição rápida de energia, com a Porsche a anunciar um tempo de 25 minutos para repor desde 5% a 80% da capacidade total, quando utilizado um posto de 270 kW.