Na fase final de desenvolvimento. Elétricos Macan e Q6 chegam em 2023

Propostas consideradas cruciais na estratégia de eletrificação de Porsche e Audi, tanto o Macan EV, como o Q6 e-tron, deverão chegar em 2023.

Propostas consideradas cruciais na estratégia de eletrificação de ambas as marcas, tanto o futuro Porsche Macan EV, como o Audi Q6 EV, entraram já na sua fase final de desenvolvimento, com vista ao lançamento no mercado. O que, referem as últimas notícias, acontecerá já em 2023.

Modelos que representam o próximo passo nos esforços de eletrificação de ambas as marcas premium do Volkswagen Group e, também por esse motivo, sem qualquer ligação técnica aos modelos hoje em dia existentes no portfólio de qualquer um dos fabricantes, Porsche Macan EV e Audi Q6 e-tron mantêm, no entanto, fortes ligações entre si. Desde logo, pelo facto de estrearem uma mesma e nova arquitectura para veículos elétricos premium, denominada de 'Premium Platform Electric', ou PPE.

Aliás e sobre esta nova arquitectura, o objectivo do grupo automóvel alemão é que não se limite a estes dois modelos, mas sirva de base a uma extensa gama de propostas. As quais deverão ir desde o próximo A4, até à futura limousine 100% elétrica que sucederá ao A8 e até mesmo à versão de produção do MPV Urbansphere Concept.

O futuro Porsche Macan EV tem sido submetido a intenso programa de testes, com a ambição de se tornar a proposta mais desportiva do segmento
O futuro Porsche Macan EV tem sido submetido a intenso programa de testes, com a ambição de se tornar a proposta mais desportiva do segmento

Ainda sobre esta PPE, que combina elementos da arquitectura J1, usada pelo Porsche Taycan e pelo Audi e-tron GT, com componentes da já bem mais vulgarizada plataforma MEB, base, entre muitas outras propostas, da nova família ID da Volkswagen, a britânica Autocar salienta que poderá albergar modelos cuja altura ao solo pode ir dos 152 mm aos 217 mm, as distâncias entre eixos poderão variar entre os 2890 mm e os 3080 mm, e a largura de eixos poderão ir dos 1641 mm aos 1714 mm. Resumindo: uma ampla variedade de propostas e soluções.

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Regressando aos dois modelos a que caberá estrear esta PPE, a Porsche anunciou já pretender que o Macan EV venha a ser a proposta mais desportiva do segmento. Argumento que deverá contribuir para que, em conjunto com as diferentes variantes do Taycan e os futuros sucessores elétricos do 718 Boxster e 718 Cayman, este modelo contribua, de forma decisiva, para que a marca atinja mais facilmente a meta já anunciada de 80% de veículos elétricos, já em 2030.

Quanto à Audi, assume, igualmente, a esperança de que o Q6 e-tron possa vir a disputar, inclusivamente com o best-seller Q5, um lugar entre os modelos mais vendidos do fabricante. Neste caso, fruto, também, do posicionamento e tamanho semelhantes.

O A6 e-tron, aqui na variante carrinha e apenas enquanto exercício de estilo, anuncia já algumas das soluções estilísticas que poderão ser encontradas no futuro Q6 e-tron
O A6 e-tron, aqui na variante carrinha e apenas enquanto exercício de estilo, anuncia já algumas das soluções estilísticas que poderão ser encontradas no futuro Q6 e-tron

Já no que ao design diz respeito, é expectável que este novo e-tron venha a mostrar algumas parecenças com o futuro A6 e-tron, previsto para 2024, cujas variantes berlina e carrinha foram já, inclusivamente, antevistas por desenhos em computador descritos como meros exercícios de estilo.

Contudo, a verdade é que 2023 já não está tão distante quanto isso e, tanto a Porsche, como a Audi, alimentam grandes expectativas relativamente a modelos que prometem inaugurar uma nova era no caminho da eletrificação. Pelo que, resta esperar... ansiosamente.