Anunciando a intenção de, não só voltar a competir, mas também vencer as 24 Horas de Le Mans, já em 2023, a Porsche mostra, também, estar já a trabalhar nesse sentido. Nomeadamente, desenvolvendo um carro capaz de alcançar tal objectivo e do qual, os primeiros teasers, são agora divugados.
Depois de uma pausa nas corridas, na sequência do escândalo Dieselgate, que acabou "salpicando" todas as marcas do Volkswagen Group, eis que a Porsche se prepara para voltar a página e regressar ao Mundial de Resistência. E, mais uma vez, com um só intuito: vencer.
Apontando, desde já, as armas, àquela que é, muito provavelmente, a mais histórica e emblemática das corridas de resistência, as 24 Horas de Le Mans, o fabricante de Zuffenhausen prepara-se, no entanto, para enfrentar uma realidade diferente daquela que deixou. A começar, pelo facto da anterior estratificação das classes de competição ter sido alterada, com a classe de topo chamar-se, agora, Hypercar. E a surgir dividida em duas: o LMH, classe para carros fabricados especificamente segundo os regulamentos técnicos dos hipercarros de Le Mans, e o LMDh, que é a sub-classe em que a Porsche deverá competir.
Segundo as regras da FIA, os competidores nesta sub-classe podem comprar o chassis a um dos fabricantes que compõem uma lista já aprovada pela Federação internacional do Automóvel e da qual fazem parte a Dallara, Multimatic, Ligier e Oreca, ao passo que os componentes essenciais, como o motor de combustão interna, a carroçaria ou o sistema híbrido, devem ser fornecidos pela própria equipa. Tudo isto, como forma de manter os custos controlados.
LEIA TAMBÉM
O futuro dos troféus monomarca. Porsche apresenta o concept Mission R
Em comunicado, a Porsche veio já anunciar que "estamos a trabalhar a fundo com o nosso parceiro Penske no desenvolvimento de um novo protótipo LMDh, ao mesmo tempo que estamos a colaborar de forma muito próxima com o fabricante de chassis Multimatic, ao longo de todo este processo". Sendo que, "em janeiro, começaremos o testes intensivos com o propósito de estarmos preparados para a nossa estreia na competição, em 2023", explica o CEO da Porsche Motorsport, Thomas Laudenbach.
Entretanto e com o objectivo claro de aguçar o apetite de todos os fãs, quer da marca de Zuffenhausen, quer da própria competição, eis que o construtor dá a conhecer os primeiros teasers daquele que será o futuro protótipo da Porsche, para as 24 Horas de Le Mans de 2023.
Quanto a nós, ficamos, desde já, ansiosamente à espera, do momento em que o próximo Porsche para o Mundial de Resistência será desvendado, sem camuflagens e em todo o seu esplendor...