Numa altura em que se prepara para continuar a fazer crescer o número de propostas elétrica e eletrificadas, a Porsche celebra uma nova joint-venture com o fabricante alemão de baterias Customcells, no sentido de passar a produzir este importante componente, na Alemanha. Tornando, assim, o fabricante de Estugarda menos dependente do Oriente.
O anúncio desta nova parceria, foi feito pela própria Porsche, acrescentando que a nova empresa, fundada em conjunto com a Customcells, adoptará o nome de Cellforce Group.
Ainda segundo a marca de Estugarda, o fabricante automóvel assegurará uma participação de 80 por cento do capital social, o que obrigará a um investimento na ordem dos "dois dígitos de milhões".
Em comunicado, é revelado, ainda, que, as novas baterias a produzir pelo Cellforce Group apresentarão uma nova fórmula química, a qual dependerá em grande parte do silício como material do ânodo. O que, no entender da Porsche, é a melhor forma de aumentar significativamente a densidade de energia de uma bateria, quando comparado com as baterias mais densas de hoje em dia.
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A marca alemã refere, ainda, que a nova fórmula química contribuirá, igualmente, para reduzir a resistência interna dos invólucros, permitindo, assim, que absorva mais energia durante a recuperação, além de um melhor desempenho no carregamento rápido. De resto, as novas células das baterias Cellforce também conseguem suportar, mais facilmente, altas temperaturas, do que as das baterias de hoje em dia, pode ler-se no comunicado.
Igualmente a justificar esta confiança, o facto de, neste nova joint-venture, a Porsche contar, ainda, com a colaboração de uma das empresas líderes mundiais no domínio da química, a BASF. A qual desempenha, nesta parceria, papel central no desenvolvimento da próxima geração de baterias de iões de lítio. Cabendo, ainda, à mesma empresa, o fornecimento de materiais catódicos de alta energia para as novas células, de forma a permitir uma carregamento mais rápido e altas densidades de energia.
"Esta joint-venture permite-nos posicionarmo-nos na frente da corrida global pelo desenvolvimento da célula de bateria mais poderosa, tornando-a o elo entre a experiência de condução inconfundível da Porsche e a sustentabilidade", comenta o presidente do Conselho Executivo da Porsche, Oliver Blume, defendendo que, "é desta forma que moldaremos o futuro do automóvel desportivo."