Porsche faz primeiro motor elétrico com caixa de velocidades em 3D

A Porsche recorreu à tecnologia da impressão em 3D para produzir a primeira carcaça de uma linha motriz elétrica completa.

A Porsche acaba produzir a sua primeira carcaça para motor elétrico e caixa de velocidades integrada, com recurso à tecnologia de impressão em 3D. Solução que permite não só reduzir o peso do componente, mas também otimizar o processo de trabalho.

A Porsche produziu a primeira carcaça completa para uma linha motriz elétrica (motor e caixa de velocidades), com recurso a impressão 3D. Unidade que conseguiu, inclusivamente, passar os testes de qualidade e stress sem problemas, demonstrando que esta tecnologia é viável para produtos destinados aos consumidores.

O protótipo consiste numa carcaça em liga leve, capaz de oferecer uma redução de peso em relação a uma peça fundida convencional, permitindo diminuir o peso total daquele componente em cerca de dez por cento.

Por outro lado, aumentou para o dobro a rigidez nas zonas mais sujeitas a stress, graças a estruturas especiais que se tornaram possíveis graças à impressão em 3D.

"Isto revela que o fabrico aditivo com todas as suas vantagens também pode ser utilizada nos componentes maiores e mais sujeitos a stress dos veículos desportivos elétricos", afirmou Falk Heilfort, gestor de projeto do departamento de cadeias cinemáticas no Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach.

Menos peso e melhor qualidade

Outra vantagem decorrente da utilização desta tecnologia consiste na possibilidade de integração de muitas funções e peças, reduzindo o trabalho de montagem que pode beneficiar da qualidade global da própria peça.

A Porsche está a recorrer cada vez mais à utilização do fabrico aditivo nas peças de elevado stress. Há alguns meses testou pistões impressos em 3D no 911 GT2 RS. Entretanto, no que se refere à linha motriz elétrica que está localizada no eixo dianteiro, a mesma carcaça pode receber o motor elétrico e a caixa de duas velocidades.

"O nosso objetivo é desenvolver uma linha motriz elétrica com potencial para fabrico aditivo, ao mesmo tempo que se integram tantas funções e peças quanto possível na carcaça da cadeia cinemática, poupando peso e otimizando a estrutura", acrescentou Falk Heilfort.

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Só o peso da carcaça diminuiu cerca de 40%, enquanto a integração de peças reduziu o tempo de montagem em cerca 40 ações de trabalho, o equivalente à redução do tempo de produção em 20 minutos. Depois existe uma outra vantagem que é a integração do permutador de calor da caixa de velocidades com o calor otimizado da transmissão, permitindo melhorar a refrigeração de toda a cadeia cinemática elétrica.

A Porsche irá continuar a explorar esta tecnologia de fabrico, que se pode revelar ideal para pequenas séries de modelos, como também para aplicações no automobilismo.