Porsche é a última marca a pausar o EV e retomar a combustão

A Porsche é o mais recente fabricante automóvel a retomar a aposta na combustão, depois da anunciada decisão de avançar rumo a um futuro totalmente elétrico. Mudança de rumo que, no entanto, resultará, em 2025, em prejuízos de mais de 800 milhões de euros.

O anúncio deste virar de rumo foi feito pela própria Porsche, com garantias de reformulação do atual portfólio de produtos, nomeadamente, através de um reforço da oferta de modelos com motor a combustão e híbridos plug-in

Segundo noticia a Automotive News Europe, tal estratégia obrigará a novos investimentos, que, por sua vez, levarão a uma redução das margens de lucro, para patamares entre 10 a 12%, assim como a prejuízos que a empresa prevê poderem vir a rondar os 800 milhões de euros.

A Porsche tinha fixado, nas previsões de início do ano, uma margem entre os 15% e os 17% para o ano que passou, assim como um objectivo a longo prazo na ordem dos 20% de margem de lucro. 

Contudo, devido aos  fracos resultados comerciais, as próprias acções da Porsche acabaram caindo  27%, só em 2024, mantendo uma tendência que começou em 2022, com a última colocação de capital em bolsa, refere a Auto News.

De resto e depois de, ainda em outubro, a imprensa alemã noticiar a possibilidade do fabricante cortar até 8000 postos de trabalho (a maior parte através de saídas voluntárias), a própria marca alemã, propriedade do Grupo Volkswagen, admitiu, recentemente, a possibilidade de despedir, tanto o seu director financeiro, Lutz Meschke, como o director de vendas, Detlev von Platen, devido ao seu papel no fraco desempenho da empresa.

Combustão regressa a toda a gama

Entretanto e com a nova estratégia, o fabricante de Zuffenhausen prevê agora o desenvolvimento de novos derivados de motores de combustão para toda a gama, como forma de satisfazer a procura dos clientes por este tipo de propostas. Isto,  numa altura em que as vendas de elétricos continuam a cair.

Aliás, só na China e mercê da forte aposta nos elétricos, a Porsche viu a procura cair 28%, em 2024.

Na sequência do investimento agora anunciado, o fabricante prevê, desde logo, a atualização das versões a combustão de modelos como os SUV Cayenne e Macan, assim como da berlina Panamera. Propostas que, recorde-se, deveriam tornar-se exclusivamente elétricas, nas próximas gerações.

Além destas, também o futuro SUV de grandes dimensões, com o nome de código K1, e que deverá figurar acima do Cayenne, já não deverá surgir apenas com sistemas de propulsão elétricos, mas também com motor de combustão, refere a Auto News.