Numa altura em que os fãs da marca já esperam ansiosamente pelo Macan EV, a Porsche prepara-se para engrossar a sua oferta elétrica, nomeadamente, com a apresentação da primeira versão 100% elétrica do Cayenne. A qual, sublinhe-se, está desde já previsto para 2026.
Ainda hoje um dos principais best-sellers da marca de Zuffenhausen, mesmo com o peso da atual geração estar em comercialização desde 2017, o Porsche Cayenne tem, no entanto, nova geração já agendada para abril deste ano.
Contudo e apesar desta certeza, que deverá trazer um Cayenne totalmente renovado, rumores provenientes da Estugarda garantem que os responsáveis da Porsche estarão já a trabalhar numa variante 100% elétrica do modelo. Neste caso, com lançamento previsto para 2026.
Segundo avança a britânica Autocar, esta versão zero emissões pouco terá, no entanto, a ver com o irmão de combustão, desde logo, porque recorrerá uma plataforma diferente - a futura Premium Platform Electric (PPE), que servirá, de resto, também de base a outras propostas, como é o caso do Macan EV.
A PPE tem vindo a ser desenvolvida pela Porsche, em conjunto com a Audi, a qual deverá estreá-la no futuro Q6 e-tron e A6 e-tron.
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Quanto à data de apresentação do Cayenne elétrico, que as últimas informações apontam para que seja já em 2026, tal significará que a versão zero emissões do SUV maior da Porsche chegará depois do Macan EV, mas ainda antes de um SUV elétrico ainda maior, com três filas de bancos, que a marca de Zuffenhausen já confirmou de forma oficial.
Rival anunciado do EQE SUV
Relativamente aos aspectos técnicos, é de esperar que o Cayenne elétrico anuncie tanto ou mais potência que a versão a combustão, a par de uma bateria que, o mais provável, é que ainda tenha mais capacidade que os 100 kWh já anunciados para a solução a aplicar no Macan EV. Prometendo, igualmente e graças também à arquitectura de 800V, potências de carregamento acima dos 270 kW, além de autonomias que poderão rondar os 500 km... até para que possa competir com o Mercedes EQS SUV.
De resto e também naquilo que poderá ser entendido como uma marcação directa a este último, o Cayenne EV deverá contar, também, com rodas traseiras direccionais (algo que, aliás, já está prometido no Macan EV), além de bloqueio electrónico do diferencial do eixo traseiro.
Referir, ainda, que e também segundo as últimas informações, a Porsche pensa vender este Cayenne elétrico lado-a-lado com as versões de combustão. Uma vez que e ao contrário do que é a estratégia para, por exemplo, a gama 718, que a partir de 2025 tornar-se-á exclusivamente elétrica, a marca de Zuffenhausen pretende que o Cayenne continue, por bons e longos anos, com motores térmicos.