Particularmente numa marca que granjeou fama pelos seus desportivos, este é um marco que representa não apenas um feito comercial, mas também a demonstração da mudança dos tempos: a Porsche acaba de atingir a fasquia de um milhão de unidades Cayenne produzidas!
O anúncio acaba de ser feito pela própria marca de Zuffenhausen, cuja história tem sido feita, em grande parte, com base em modelos icónicos como 911, ou ainda o Boxster e o Cayman. Mas que, cada vez mais, é obrigada a olhar para os SUV como a solução de futuro.
Resultado de um processo longo e em que a marca alemã fez questão de envolver os clientes, perguntando-lhes se gostariam de ter um SUV com o emblema da marca, a Porsche acabou tendo de recorrer a novas instalações, em Hemmingen - localidade a meio caminho entre Zuffenhausen e Weissach -, para produzir um modelo que pouco tinha a ver com os desportivos de duas portas que o construtor já deu mostras de bem saber fazer.
Desenvolvido sob o nome de código 'E1', o primeiro Cayenne tinha, ainda e inclusivamente, a "obrigação" de ser diferente do Touareg. Proposta SUV que, na mesma altura, a "irmã" Volkswagen estava a desenvolver.
LEIA TAMBÉM
São 460 cv de emoções. Porsche Cayenne GTS renova-se com V8 biturbo
Apesar de todos os condicionalismos, foi em 2002 que a Porsche deu início à comercialização da primeira geração Cayenne, a qual não demorou muito a revelar-se um enorme sucesso, tornando-se, rapidamente, no modelo mais procurado na gama da marca de Zuffenhausen.
Até hoje, o Cayenne continua a ser produzido na fábrica que o Volkswagen Group possui em Bratislava, na Eslováquia, lado-a-lado com os "irmãos" Volkswagen Touareg, Audi Q7 e Lamborghini Urus. Única excepção, é o Bentley Bentayga, que, apesar de recorrer à mesma base, continua a ser montado em Crewe, no Reino Unido.
Entretanto e ao longo destes 18 de existência, o Cayenne original já deu origem a uma inovadora versão Coupé, em 2019, a qual representa, hoje em dia, cerca de um quarto das vendas do modelo. Sendo que, pelo meio, a Porsche mostrou, ainda, um peculiar Cayenne Cabriolet Concept, o qual, não passou, no entanto, disso mesmo - um concept.
De resto e quanto ao futuro, a Porsche garantiu já que veem aí "muitos mais capítulos excitantes. A começar, dizemos nós, pelo Cayenne GTS na cor Carmine Red que vai agora ser entregue a um cliente alemão e que leva consigo a etiqueta de Porsche Cayenne n.º 1000000000...