Cayenne Turbo GT é o SUV mais rápido de sempre da Porsche

O Cayenne Turbo GT é o SUV mais rápido de sempre da Porsche e já bateu o recorde de velocidade no circuito Nürburgring Nordschleife.

Equipado com motor V8 biturbo de 640 cv, o Cayenne Turbo GT é o SUV mais rápido de sempre da Porsche e já bateu o recorde de velocidade no circuito Nürburgring Nordschleife. O novo topo de gama do Cayenne chega aos Centros Porsche em setembro.

A Porsche completou a gama Cayenne com a nova versão Cayenne Turbo GT, que se anuncia como o SUV mais rápido produzido pela marca alemã. Esta versão também passa a ser o topo de gama deste modelo, posicionada acima do Turbo e do S E-Hybrid.

O Cayenne Turbo GT mantém o motor biturbo V8 de quatro cilindros que já está disponível no Turbo, mas a potência aumentou 90 cv para uns impressionantes 640 cv. O binário máximo também subiu 80 Nm para os 850 Nm. Em termos de prestações, a marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos (menos 0,6 segundos) e uma velocidade máxima de 300 km/h (mais 14 km/h).

O Cayenne Turbo GT estará disponível apenas como coupé de quatro lugares e conta, de série, com todos os sistemas de chassis e pneus performance desenvolvidos especialmente para este modelo. A transmissão Tiptronic S de oito velocidades e o chassis também possuem uma afinação específica.

A combinação de todas estas caraterísticas permitiu ao piloto de testes da Porsche, Lars Kem, bater o recorde de velocidade para um SUV no circuito Nürburgring Nordschleife, completando uma volta de 20,832 km com o tempo de 7m38,9s.

Visual condizente

Em termos de estilo exterior, o Cayenne Turbo GT recebe elementos exclusivos, destacando-se o para-choques dianteiro específico com um marcante spoiler e entradas de ar laterais aumentadas, o que cria uma imagem dianteira única.

O tejadilho em carbono e as extensões das cavas das rodas em preto, juntamente com as jantes GT Design de 22" em cor Neodímio, dominam a vista de perfil. 

As lamelas em carbono colocadas ao longo do spoiler traseiro são específicas para o GT, assim como o lábio do spoiler adaptativo extensível, o qual é 25 mm mais largo do que o utilizado no Turbo. Isto aumenta a força descendente em até 40 quilogramas à velocidade máxima. A vista traseira é completada com um marcante difusor em carbono.

O habitáculo do Porsche Cayenne GT também recebe elementos exclusivos em Alcantara e um equipamento bastante completo. Os bancos dianteiros desportivos com regulação em oito vias e os dois bancos traseiros são de série, específicos para o GT.

LEIA TAMBÉM
Começa bem! Porsche Cayenne acaba de bater o recorde do Nordschleife

Ambos possuem centros com Alcantara perfurada, destaques em cor de contraste em Neodímio ou Cinzento Ártico e designação 'turbo GT' nos apoios de cabeça. Como é esperado de um automóvel desportivo da Porsche, o volante desportivo multifunções inclui a marcação das 12 horas a amarelo. Dependendo da especificação, os frisos são em Preto mate.

Novo sistema de infoentretenimento

O Porsche Cayenne Turbo GT estreia a mais recente geração do sistema Porsche Communication Management (PCM), que inclui uma nova interface para o utilizador e uma nova lógica de operação no Cayenne.

Como anteriormente, o PCM 6.0 é totalmente compatível com Apple CarPlay, mas agora permite também total integração com Apple Music e Apple Podcasts. Adicionalmente, o sistema de infoentretenimento inclui também Android Auto, o que faz com que todos os populares smartphones possam ser integrados.

O Cayenne Turbo GT já está disponível para encomenda e chegará aos Centros Porsche em meados de setembro de 2021. O preço em Portugal começa nos 259.527 euros, incluindo impostos em vigor.