Com uma autonomia elétrica de até 82 km, o novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid permite desfrutar de um V8 de 599 cv sem ferir suscetibilidades ambientais. Claro que quando queima gasolina as emissões estão longe de ser zero. É uma questão de manter o foco na autonomia EV, suficiente para a maioria das deslocações diárias.
Combinando um V8 twin turbo de quatro litros com um motor elétrico de 176 cv, mais 41 cv que a geração anterior, o Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid é a estrela da gama PHEV dos SUV do construtor de Estugarda. Desenvolve 739 cv de potência combinada, aos quais se juntam uns sólidos 950 Nm de binário.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-6.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-4.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-3.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-2.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-19.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-18-1.jpg]Números impressionantes que se traduzem em prestações não menos arrebatadoras. O Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid acelera até aos 100 km/h em 3,7 segundos, como se não pesasse duas toneladas e meia. Para segurar semelhante ímpeto, a Porsche utiliza discos de travão de 420 mm de diâmetro à frente e 365 mm atrás.
Clube dos 300 km/h
Apesar de todo este entusiasmo, o Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid não quebra a barreira dos 300 km/h. A chave para aceder ao clube dos 300 km/h está na carroçaria Coupé. Esta é a única a poder aceder ao pacote de equipamento GT.
Sem efetuar qualquer alteração ao motor, o Pacote GT ataca o peso. A solução mais evidente é a troca da chapa do tejadilho por fibra de carbono. Poupa 22 kg e ajuda a baixar o centro de gravidade. No total os ganhos chegam os 100 kg. O suficiente para baixar o arranque para os 3,6 segundos e programar o limitador de velocidade para os 305 km/h.
Emoções fortes que não são isentas de custos. O Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé custa 193 741 € (190 174 € SUV), que sobem para os 224 079 € com o Pacote GT. Para aqueles que não sentem o apelo do V8, a Porsche criou a versão de acesso Cayenne S E-Hybrid, bastante mais acessível tanto na versão SUV (127 381 €), como Coupé (131 686 €).
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-16.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-15.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-14.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-13.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-12.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-11.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-10.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-9.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-8.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-7.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/10/porsche-cayenne-turbo-e-hybrid-5.jpg]Partilhando o sistema híbrido com a versão mais potente, o Porsche Cayenne S E-Hybrid recorre a um V6 de três litros para desenvolver 519 cv de potência combinada. Os 750 Nm de binário ajudam a acelerar até aos 100 km/h em 4,7 segundos.
Carregador de 11 kW
Como é ligeiramente mais leve consegue estender a autonomia elétrica até aos 90 km. Valores máximos, tal como os do Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid, apenas possíveis de igualar em circuito urbano. Uma vez esgotados os 25,9 kWh da bateria, o novo carregador de 11 kW permite repor a carga em menos de duas horas e meia.
Foi no circuito catalão de Castelloli que tomámos o pulso ao Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé com Pacote GT. Estava acelerado. A disponibilidade do motor é impressionante, com um fôlego inesgotável. A direção é quase tão comunicativa como rápida, ajudando a reconhecer os limites elevados do Cayenne PHEV.

Opcionais como os travões cerâmicos ou o eixo traseiro direcional contribuem para manter o Cayenne como um dos poucos SUV realmente desportivos. A capacidade de aceleração e tração à saída das curvas dá vontade de rir. Por mais que se antecipe o ataque ao acelerador, a resposta é sempre a mesma. Aceleração esmagadora e linear, sem perdas de mobilidade.
Suspensão pneumática
Segura pela suspensão pneumática, de série para toda a gama E-Hybrid, a carroçaria resiste às transferências de massas com estoicidade. Uma capacidade de resistência aos movimentos laterais potenciada pela redução da em altura em 10 m do Pacote GT.
As versões PHEV vêm completar a gama Porsche Cayenne apresentada na primavera. O que significa que deslocam o seletor da caixa de velocidades para o tablier, entre o painel de instrumentos digital e o ecrã central. Como nas restantes versões, o passageiro pode ter um ecrã dedicado.