Mais potência e luxo. Porsche Cayenne atualiza-se com renovação profunda

A Porsche acaba de dar a conhecer o restyling, a meio do ciclo de vida, do Cayenne, e que é bem mais que uma atualização. Chega em julho.

Tal como prometido, a Porsche acaba de dar a conhecer o restyling, a meio do ciclo de vida, do Cayenne, mas que, na verdade, é bem mais do que um atualizar da estética.  A confirmá-lo, as evoluções trazidas nos motores, chassis e, naturalmente, habitáculo. E que os clientes vão poder confirmar, nos concessionários nacionais, já a partir de julho de 2023.

Abarcando, tanto o SUV, como o SUV-Coupé, a verdade é que o restyling agora apresentado, não deixa fora, sequer, os aspectos técnicos do Cayenne, a começar pelos motores. Com o modelo a ganhar, desde logo, mais potência, desde a motorização de entrada!

O (profundamente) renovado Porsche Cayenne
O (profundamente) renovado Porsche Cayenne

Assim e começando pelo três litros V6 turbo agora optimizado e que é proposto como propulsor mais acessível, um aumento de 13 cv e 50 Nm, que faz com que passe a anunciar uma potência total de 353 cv e um binário máximo de 500 Nm, enquanto, no caso do E-Hybrid, com o mesmo V6 turbo, o aumento resulta da introdução de um novo motor elétrico, a debitar 176 cv. Graças ao qual o modelo passa a anunciar 470 cv, ou seja, mais cerca de 8 cv que até aqui.

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De resto e ainda no caso deste último, nota, igualmente, para a troca de bateria do sistema híbrido, a qual passa a ostentar uma capacidade de 25,9 kWh, em vez dos anteriores 17,9 kWh, e que vem permitir autonomias eléctrica que, consoante no nível de equipamento, podem chegar aos 90 km. Com o fabricante a não deixar de salientar, igualmente, a adopção de um novo carregador AC de 11 kW, com o qual o Cayenne E-Hybrid passa a poder carregar as baterias em menos de duas horas e meia.

Quanto às mais potentes versões S e Turbo GT, a troca, no primeiro caso, do V6, por um mais generoso e refinado V8 4,0 litros biturbo, a prometer 474 cv de potência e 600 Nm de binário máximo, o que também significa um aumento de 34 cv e de 50 Nm face à motorização anterior. Sendo que e graças a esta subida, o Cayenne S passa a anunciar uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,7s, além de uma velocidade máxima anunciada de 273 km/h.

Mais do que uma operação estética, o restyling operado no Porsche Cayenne traz importantes novidades em termos técnicos e de motores
Mais do que uma operação estética, o restyling operado no Porsche Cayenne traz importantes novidades em termos técnicos e de motores

Finalmente, a versão topo de gama Turbo GT, que infelizmente já não é comercializada na União Europeia, viu igualmente a potência do V8 4.0 biturbo aumentada em 19 cv, para os 659 cv, o que também veio melhorar a capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h, que assim passou a ser de 3,3 segundos. Enquanto a velocidade máxima surge agora fixada nos 304 km/h.

Evolução técnica

Referir que, a par desta melhoria, o Cayenne Turbo GT recebeu uma série de novas soluções destinadas a melhorar as performances, como é o caso do sistema de rodas traseiras direccionais, suspensão a ar, discos de travão fabricados em material compósito e cerâmica, além de um novo sistema de escape em titânio.

Já as versões Cayenne, S e E-Hybrid, recebem novos amortecedores de duas válvulas, além de passarem a dispor, de série, do conhecido sistema Porsche Active Suspension Management. Novidades que permitem ao SUV best-seller da marca de Zuffenhausen exibir uma maior estabilidade e controlo das transferências de massas na carroçaria, garante a Porsche.

Fruto do restyling agora apresentado, todas as versões do Cayenne passam a dispor, de série, do Porsche Active Suspension Management
Fruto do restyling agora apresentado, todas as versões do Cayenne passam a dispor, de série, do Porsche Active Suspension Management

Além disso, estas versões também podem receber a nova suspensão a ar, que é proposta de série no Turbo GT, e que passa a exibir, segundo o fabricante, maiores diferenças de atuação entre os modos Normal, Sport e Sport Plus.

Renovado (também) na estética

Passando às novidades estética e de equipamento, nota para o facto do Cayenne renovado manter aquelas que são as linhas-mestras da sua "personalidade", embora com novas soluções que não deixam de se fazer notar.

A confirmar esta ideia, o facto, por exemplo, dos faróis dianteiros passarem a contar com a tecnologia Matrix Design LED de série, além de exibirem uma estética bem mais afilada que anteriormente. Sendo que, a acompanhar, um novo capot e pára-lamas, uma iluminação traseira de aspecto mais uniforme, além da possibilidade de optar por três novas cores. Entre as quais, dois tipos de Azul metalizado, o primeiro dos quais, com um nome particularmente sugestivo: Algarve Blue Metallic.

Além de garantir um reforço do equipamento de série, o restyling do Porsche Cayenne traz, igualmente, uma nova cor exterior, de nome... Algarve
Além de garantir um reforço do equipamento de série, o restyling do Porsche Cayenne traz, igualmente, uma nova cor exterior, de nome... Algarve

Já o outro, tem como nome Montego Blue Metallic, ao passo que, a terceira nova cor, é um cinzento de nome Arctic Grey.

Ainda para o exterior, a disponibilização, como opcional, do Lightweight Sport Package, o qual garante um corte de 32 kg no peso total do Cayenne. Ainda que a marca alemã nada adiante, para já, de que forma isto é conseguido.

Já no habitáculo, uma renovação total do aspecto interior, graças, desde logo, à estreia de um novo painel de instrumentos 100% digital e curvo de 12,6", cujos diferentes layouts podem ser alterados através de comandos no volante. Tal como uma nova haste à esquerda do volante permite gerir o sistemas de assistência à condução, até porque, tanto o assistente de mudança de faixa, como o apoio à manutenção na mesma faixa, são, agora, de série.

Na consola central redesenhada, um ecrã táctil a cores de 12,3" parte do sistema de infoentretenimento, separado do já referido painel de instrumentos pela nova manche da caixa de velocidades, que passa a surgir no frontal do tablier, e não na consola entre bancos. Onde, de resto, passa, sim, a existir um conjunto de botões físico e de toque, para interacção com o sistema de ar condicionado.

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Também novo, é uma prateleira que integra o sistema wireless de carregamento de smartphones, além de um ecrã de 10,9" que pode ser instalado na zona do tablier em frente ao passageiro. E que vai permitir que este não só interaja com o sistema de navegação, como, mesmo durante a viagem, possa ver vídeos e filmes. Isto, porque o ecrã possui uma película especial, que impede o condutor de conseguir vir o que é ali exibido.

A partir de 124.360€

Finalmente e quanto a preços, a Porsche anuncia que, em Portugal, o novo Cayenne começa nos 124.360 € (128.361 € na variante Coupé), enquanto as versões Cayenne E-Hybrid começam nos 112.197 € (115.272 € na variante Coupé).

Já o Cayenne S, começa nos 159.750 € (165.121 € na variante Coupé).

Quanto a entregas, a Porsche prevê que tenham início, na Europa, já no próximo mês de julho de 2023, podendo os clientes fazer, desde já, as respectivas encomendas.