A preparar um novo rival para modelos como o Lamborghini Urus ou o Bentley Bentayga Speed, a Porsche acaba de dar um primeiro sinal à concorrência, ao anunciar que, aquela que será a versão mais potente e desportiva do Cayenne, acaba de bater o recorde de SUV mais rápido a dar uma volta ao Nürburgring Nordschleife. E, assinale-se, com um tempo recorde!
O novo recorde naquela que é a categoria 'SUV, off-road vehicle, van, pick-up', foi obtido por uma unidade, ainda com algum camuflado, daquela que será a futura versão mais potente do Porsche Cayenne, no passado dia 14 de junho de 2021. Data em que, cerca das 11h31, o veículo, conduzido pelo piloto de testes Lars Kern, conseguiu realizar uma volta aos 20,832 km do traçado do Nürburgring Nordschleife, em 7m23,925s, revela a marca de Zuffenhausen em comunicado.
O tempo foi, de resto, já certificado por um notário, que confirmou, igualmente, o estatuto de veículo de produção em série, para esta unidade camuflada do maior dos SUV da Porsche. A qual, diga-se, apenas apresentava, como equipamentos não-convencionais, um banco de competição e uma célula de segurança, para protecção do piloto.
No momento da obtenção do novo recorde, o veículo envergava, igualmente, pneus Pirelli P Zero Corsa, montados em jantes de 22", e que foram especialmente desenvolvidos para o novo modelo. Mas que também farão parte do equipamento de série do modelo que terá estreia mundial "em breve", refere a Porsche.
LEIA TAMBÉM
Rival de Urus e Bentayga Speed. Porsche prepara Cayenne com 640 cv
"Nos primeiros metros percorridos no Nordschleife ao volante deste Cayenne, somos tentados a confirmar que estamos sentados dentro de um espaçoso SUV. A elevada precisão da direção e o estoicamente estável eixo traseiro deram-me imensa confiança na secção Hatzenbach," comentou, após a obtenção da marca, Lars Kern, que tem sido um dos pilotos a acompanhar várias fase do processo de desenvolvimento deste SUV.
Ainda segundo o piloto, o Cayenne "mudou de direção, à velocidade da luz, nas curvas rápidas, como entre a Hohe Acht e a Eiskurve, sem adornar e sem tendência para subvirar", e, "mesmo nas secções técnicas, o Cayenne é um verdadeiro automóvel desportivo e fácil de controlar".
"Normalmente, as rodas perdem o contacto com o asfalto nas secções Pflanzgarten I e II, mas o Cayenne tornou estas zonas suaves e calmas. Há imenso curso para a suspensão e a carroçaria permanece sólida e controlada", completou o mesmo interveniente, acrescentando que, "o conjunto motriz deixa uma impressão realmente forte. Entrega potência em todas as situações, assim como passagens de caixa perfeitas."
Igualmente satisfeito, mostra-se o vice-presidente para a linha de produto Cayenne, Stefan Weckbach, para quem, "este Cayenne tem uma performance de topo".
Weckbach recorda que "o nosso Cayenne quebra-recordes é baseado no Cayenne Turbo Coupé, ainda que mais desenhado para a máxima aceleração lateral e longitudinal", sendo que, "o seu tempo recorde no Nordschleife, confirma as capacidades dinâmicas do nosso novo SUV de elevada performance. Além disso, tem a típica versatilidade do Cayenne, oferecendo um elevado nível de conforto e facilidade de utilização no quotidiano."