Profunda atualização. Novo Porsche Cayenne levado aos limites

A Porsche está a rever profundamente o Cayenne e nos testes de desenvolvimento este SUV está a ser levado aos limites em diversos cenários

A Porsche está a rever profundamente o Cayenne e nos testes de desenvolvimento este SUV está a ser levado aos limites em diversos cenários de condução. As alterações são extensas, incluindo o design exterior e interior, a mecânica e as suspensões.

A Porsche está a trabalhar na atualização do Cayenne, o qual está a ser sujeito a intensos testes de desenvolvimento nas condições mais extremas.

A marca alemã refere mesmo que se trata de uma das maiores renovações de produto na sua história, desatacando-se alterações no design interior e exterior, mais conteúdos tecnológicos, uma configuração do chassis profundamente revista e melhorias no capítulo mecânico.

A atual terceira geração do Cayenne foi lançada originalmente em 2017. Por esse motivo, a Porsche decidiu fazer uma revisão profunda ao seu SUV e de tal forma que o próprio processo de testes de desenvolvimento é muito semelhante ao da nova geração de um modelo.

"Estamos a submeter o novo Cayenne a um programa completo e alargado de testes, como se fosse a partir do zero", afirma o responsável de testes Ralf Bosch. "Os testes reais foram realizados nas dunas de Marrocos, em áreas de fora de estrada de 

Espanha, nas autoestradas norte-americanas, nas exigentes curvas de Nordschleife Nürburgring, nas pistas geladas da Finlândia, juntamente com simulações virtuais.

Melhor compromisso em estrada e fora dela

A marca alemã refere ainda que existem atualizações na linha motriz, mas não avançou detalhes. Contudo, no video oficial surge a versão híbrida plug-in mais potente e com uma bateria de maior capacidade.

O chassis do SUV foi profundamente revisto pelos engenheiros do Centro de Desenvolvimento da Porsche em Weissach, com o objetivo de proporcionar um melhor compromisso entre comportamento em estrada, conforto em viagens longas e capacidades em fora de estrada. 

https://youtu.be/FEvVMUjtb40

O novo chassis semi-ativo integra uma suspensão pneumática com câmara dupla que se pode adaptar com facilidade aos diferentes tipos de terreno e cenários de condução.  

Alterações no design

Exteriormente, o novo Cayenne recebe tecnologia HD-Matrix LED no sistema de iluminação que pode ser até duas vezes mais brilhante do que no modelo atual, enquanto as luzes traseiras recebem gráficos LED. 

Outras partes da carroçaria foram redesenhadas, incluindo os pára-choques, mas à maneira típica da Porsche, traduzindo-se o resultado mais numa evolução do que numa revolução. As modificações aplicam-se ao Cayenne "normal" e ao Cayenne Coupe.

LEIA TAMBÉM
Porsche 911 Dakar apresentado com a altura de um SUV e a potência do GTS

Passando ao habitáculo, a alteração mais significativa consiste num ecrã digitalizado e um conceito de operação com funções reforçadas de conectividade", indiciando a introdução de um ecrã maior para o sistema de infoentrenimento e do painel de instrumentos.

Segundo a Porsche, o renovado Cayenne irá ser lançado globalmente nesta primavera.