Agendado para 18 de abril. Porsche antevê interior do renovado Cayenne

Com apresentação agendada para 18 de Abril, a Porsche decidiu divulgar antecipadamente o interior do (muito) renovado Cayenne

Embora com apresentação agendada para 18 de Abril, a Porsche decidiu espicaçar um pouco a expectativa relativamente à chegada do renovado Cayenne, com a divulgação, desde já, do seu interior. O qual, profundamente alterado, oferece, inclusivamente, a possibilidade de integrar um total de três ecrãs no tablier!

Atualização a prometer uma revisão profunda daquele que continua sendo um dos principais best-sellers da marca de Zuffenhausen, as fotos agora divulgadas vêm, precisamente, confirmar estes rumores, em particular, no que ao habitáculo diz respeito. Com o Cayenne a exibir um tablier totalmente renovado, a prometer continuação no resto do espaço.

No entanto e para já confirmada, confirmada fica a presença de um painel de instrumentos digital de 12,6 polegadas com ecrã curvo, em substituição do equipamento atual, de aspecto mais conservador e com o taquímetro analógico ao centro. Sendo que, a nova solução, beneficia ainda do facto de permitir optar entre um total de sete layouts, entre os quais, um de aspecto mais simples e apenas com a informação essencial, além de um outro, a imitar o ecrã de cinco manómetros que faz parte da história da Porsche.

O painel de instrumentos digital admite um total de sete layouts diferentes
O painel de instrumentos digital admite um total de sete layouts diferentes

Já no centro do tablier, um ecrã táctil de 12,3 polegadas, porta de acesso a grande parte dos sistemas acessórios presentes no Cayenne, entre os quais, o sistema de infoentretenimento, com integração da assistente digital da Apple, Siri, e aceitação de comandos de voz, sendo que, a navegação conectada, é outras das funcionalidades propostas de série. Com o carro estacionado, os ocupantes também vão ter a possibilidade de assistir a vídeos, neste mesmo ecrã.

LEIA TAMBÉM
A par de um SUV maior… elétrico. Porsche agenda Cayenne EV para 2026

Finalmente e como terceiro ecrã, a possibilidade de integrar uma solução do género em frente ao passageiro, com 10,9 polegadas, através do qual o ocupante pode interagir, tanto com o sistema de navegação, como com os sistemas de media. Sendo que, neste caso, torna-se possível, ao passageiro, assistir a vídeo durante a viagem, até porque o ecrã tem um filtro que evita que o condutor se distraia com a projecção.

Comandos hápticos e muita tecnologia

Ainda com base nas fotos agora divulgadas, nota para o novo comando de ar condicionado, colocado logo abaixo do ecrã central, e que, coberto por uma superfície de vidro e fundo negro, integra comandos hápticos, ou seja, sensíveis ao toque, e que, apesar de estarem integrados numa superfície lisa, respondem com uma ligeira vibração.

A par desta solução, alguns controlos físicos, entre os quais e um pouco mais abaixo, um botão de volume.

A manche da caixa passa a estar, agora, no tablier
A manche da caixa passa a estar, agora, no tablier

Também parte do pacote tecnológico, uma base de carregamento por indução para smartphones e quatro entradas USB-C (duas à frente e duas atrás), sendo que, fruto da adopção da base de carregamento, mas também das alterações operadas no sistema de ar condicionado, a manche da caixa de velocidades acabou, igualmente, por ter ser mudada de lugar. Mais concretamente, numa pequena saliência à direita do volante, entre o volante (também ele redesenhado segundo a imagem do utilizado no atual 911 e com comandos multifuncionais nos braços) e o ecrã.

Com três motorizações... de início

A ajudar, igualmente, a esta alteração, o facto do Cayenne renovado surgir disponível, de fábrica, apenas e só com caixa automática, combinada com uma de três motorizações: um V6 3.0 litros com 354 cv e 500 Nm de binário, que será a versão de entrada; um V8 biturbo com 475 cv e 599 Nm, para a versão 'S'; e um E-Hybrid PHEV com 470 cv e 649 Nm, que, com esta renovação, ganha também uma bateria maior, em que a capacidade passa dos atuais 17,9 kWh para 25,9 kWh.

Finalmente e já lá mais para a frente, é esperada, ainda, uma versão Turbo S E-Hybrid.