Disponível na geração até aqui em comercialização com motor V6 biturbo de 3,6 litros, a Porsche decidiu, agora, fortalecer o coração do Cayenne GTS e GTS Coupé, voltando a dotá-lo de um V8 4.0 biturbo. Bloco que, anunciando 460 cv e 620 Nm de binário, promete ainda mais performance e emoção, por preços a partir de 167.80€.
Topo de gama do modelo Cayenne, os novos Porsche Cayenne GTS e GTS Coupé assumem, assim, um posicionamento ainda mais desportivo, graças não só a soluções como é o caso de um chassis mais rebaixado e orientado para a performance, mas também a um aumento de 20 cv na potência e de 20 Nm no binário.
LEIA TAMBÉM
Porsche 911 Targa chega em agosto
Em prol da eficiência do conjunto, a conjugação deste V8 com uma caixa automática Tiptronic S de oito velocidades, a que se soma ainda o controlo adaptativo dos cilindros, injeção direta de gasolina com posição central dos injetores e o sistema de gestão térmica. Soluções que. diga-se, permitem a estes modelos anunciar consumos, em ciclo combinado e já segundo a norma WLTP, na ordem dos 14,1 – 13,3 l/100 km.
A combinar com todo este arsenal, um sistema de escape desportivo especialmente configurado e desenhado para produzir um som que a Porsche descreve como "rico e desportivo", o qual, proposto de série, exibe as suas duas ponteiras duplas nas laterais da traseira, ovais quando em conjugação com o opcional Pacote Desportivo de peso reduzido.
Em termos de suspensão, um conjunto de molas de aço a rebaixar a carroçaria em 20 milímetros e a que não falta Porsche Active Suspension Management (PASM), para um controlo ativo e muito desportivo do amortecimento, com o Cayenne GTS a beneficiar ainda do Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), igualmente proposto de série.
Como rodas, jantes RS Spyder Design de 21", oferecidas de série, com discos de grandes dimensões (390 x 38 mm à frente, 358 x 28 mm atrás) e pinças em vermelho. Sendo que, em opção, estes modelos podem ainda beneficiar do Porsche Surface Coated Brake (PSCB) com revestimento em carboneto de tungsténio, do Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), de uma suspensão pneumática com três câmaras rebaixada em 10 milímetros, do eixo traseiro direcional, ou ainda do sistema de estabilização ativa Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC).
Já a pensar, também, no deslumbre visual, a disponibilização, de série, do Pacote Sport Design, sinónimo de apontamentos vários em preto, nomeadamente, as entradas de ar dianteiras, os frisos das janelas, as saídas de escape, e os logótipos do modelo e da Porsche. Elementos a que se juntam, ainda, os faróis LED com Porsche Dynamic Light System (PDLS) e as luzes traseiras em LED, também escurecidas.
Como revestimento, a Alcantara e o alumínio escovado, isto no interior de um habitáculo onde também é possível encontrar bancos desportivos com regulação em oito vias, exclusivos dos novos modelos GTS, aos quais não faltam sequer os logótipos da versão, nas portas dianteiras, nas proteções interiores das soleiras das portas, no conta-rotações e apoios de cabeça.
Como hipótese de personalização, a marca propõe o Pacote interior GTS com destaques adicionais em Vermelho Carmim ou Crayon, para elementos como os pespontos decorativos.
Disponíveis, a partir deste momento, para encomenda, os novos Porsche Cayenne GTS e GTS Coupé são propostos, em Portugal, por preços a partir de 167.580€ e 172.392€, respetivamente. Já com impostos incluídos.
Quanto à chegada das primeiras unidades aos concessionários, deverá ter lugar durante o próximo mês de Julho.