A Porsche acaba de confirmar, de forma oficial, que está a trabalhar numa versão 100% elétrica (EV) do seu SUV maior, Cayenne, e que já terá, inclusivamente, data prevista de chegada ao mercado: 2026. Sendo que, não será o único...
O anúncio foi feito durante a última Conferência Anual de Apresentação de Resultados da marca de Zuffenhausen, na qual o CEO da empresa, Oliver Blume, revelou, inclusivamente, que esta nova versão elétrica não terá a mesma base do modelo atual, que inclusivamente tem prevista uma atualização já para abril.
Quanto à chegada ao mercado, o mesmo responsável avançou que o modelo só deverá ser apresentado após o desvendar do há muito aguardado Macan EV, agora agendado para 2024, assim como da nova geração, também elétrica, da família 718, prevista para 2025. O que significa que o Cayenne EV só deverá conhecer a luz do dia em 2026.
De resto, as novidades, em termos de modelos, não se ficaram por aqui, com a Porsche a (re)confirmar, igualmente, a chegada de um SUV ainda maior que o Cayenne, baseado na plataforma SSP Sport desenvolvida pela própria marca, acrescida de um trem de força também ele 100% elétrico.
Segundo Blume, na base desta decisão, de avançar para mais um novo e maior SUV elétrico, está a procura com que a marca tem vindo a ser confrontada, para um veículo com estas características, em mercados como a China ou os EUA.
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Ainda sobre este novo modelo, o fabricante explicou que tem vindo a ser desenhado como "um produto de elevada performance e aptidões de condução autónoma, sem perder a tradicional imagem Porsche, conjugada com toda uma nova experiência no interior".
O 'Road to 20' e o peso dos EVs
Com este novo EV, a juntar ao já existente Taycan e respectivas variantes, assim como aos futuros Macan EV, 718 e Cayenne EV, a marca alemã acredita poder chegar a 2030 com os veículos elétricos a representarem mais de 80 por cento das suas vendas anuais, ainda que, assumiu, de toda esta estratégia zero emissões, não faça parte qualquer versão 100% elétrica do icónico 911. Apenas uma variante híbrida, prevista, à partida, ainda para antes de 2030.
Já numa perspectiva de estratégia, a apresentação do plano a que a Porsche deu o nome de 'Road to 20' e que passa por alcançar, a longo prazo, um lucro operacional no seio das vendas do Grupo Volkswagen a que pertence, de mais de 20 por cento. Sendo que, para alcançar tal desiderato, a marca de Zuffenhausen propõe-se ajustar a sua linha de produtos e preços ao longo dos próximos anos, ao mesmo tempo que promete desenvolver mais edições especiais de produção limitada.
De resto e ainda neste domínio, a promessa de expansão da divisão de produtos especiais Porsche Sonderwunch, assim como dos departamentos Porsche Exclusive Manufaktur e Porsche Classic.
Combustíveis sintéticos mantêm-se como aposta
No domínio da Pesquisa de Desenvolvimento e apesar do crescimento anunciado dos modelos elétricos a bateria, a marca alemã deixa também a garantia de que continuará a investir nos combustíveis sintéticos, ou e-fuels, uma vez que acredita que podem "desempenhar um papel complementar útil - para grande parte dos modelos existentes, mas também para propostas de nicho. Aliás, Blume voltou a defender que este combustível poderá ser, inclusivamente, uma solução para navios e aviões.
A ajudar a este reafirmar de posição, o facto da Porsche terá já dado início, em dezembro último, à produção, para já apenas como experiência, deste tipo de combustíveis, numa fábrica no Chile.