Numa altura em já é conhecida a intenção da Porsche de lançar uma versão elétrica do seu SUV mais pequeno, o Macan, eis que fontes internas da marca de Zuffenhausen revelam que, a mesma "transformação", estará já a ser ponderada para o irmão maior, o Cayenne.
A notícia é avançada pela holandesa Autoweek, a qual, citando fontes internas não-identificadas da Porsche, avança a possibilidade do maior dos SUV da marca de Züffenhausen, poder vir a tornar-se elétrico.
Ainda de acordo com as mesmas fontes, o projecto de eletrificação do Cayenne está, neste momento, a cargo de Stefan Weckbach, o mesmo homem que esteve à frente do projecto Taycan, e que deverá agora substituir Manfred Harrer, o qual deixou a Porsche, para ir trabalhar na Apple.
"A única coisa que tudo isto poderá significar é que o Cayenne tornar-se-á, muito provavelmente, também um EV", afirmou, à mesma publicação, uma fonte não-identificada.
De resto e embora esta possibilidade esteja ainda no domínio das possibilidades, não é menos verdade que a Porsche tem sugerido, há já algum tempo, que o Cayenne já poderia ter uma versão elétrica, desde 2019.
LEIA TAMBÉM
Porsche. Cayenne E-Hybrid ganha maior autonomia elétrica
"A decisão ainda não foi totalmente tomada. No entanto, tem vindo a ser discutido o futuro de praticamente todos os modelos, já que são muitos os mercados a perguntar por veículos elétricos", comentou, na altura, um porta-voz da marca, em declarações reproduzidas pela AutoExpress.
Aliás e numa espécie de resposta a esta necessidade, importa recordar que, outros modelos já existentes, como é o caso do 718, Panamera e Macan, estão em vias de tornar-se elétricos. No caso deste último, já em 2022, tomando como base a nova plataforma para veículos elétricos PPE, desenvolvida em conjunto com a Audi, embora mantendo-se, igualmente, a comercialização das versões com motores de combustão.
Recorde-se que a Porsche assumiu o desafio de eletrificar 80% da sua gama até 2030, pelo que, a possibilidade do Cayenne fazer parte deste grupo, é tudo menos disparatada. Até pelo facto de ajudar a rentabilizar os milhões que, tanto a Porsche, como o todo o grupo Volkswagen, têm vindo a investir na Mobilidade Elétrica.
Recordar, igualmente, que a atual geração Cayenne foi apresentada em 2018, pelo que não é esperada nova geração do modelo, nos tempos mais próximos. Pelo que, resta saber, como surgirá a variante elétrica - se com base no presente modelo, ou se, pelo contrário, só aparecerá com a próxima geração...