Agora com 90 km de autonomia EV e preços desde os 112 197 €, o Porsche Cayenne E-Hybrid é a versão mais apetecível do SUV alemão. Para além do aumento da capacidade da bateria do híbrido recarregável, dos 17,9 kWh para os 25,9 kWh, a terceira geração do Porsche Cayenne reforçou os argumentos tecnológicos.
As óticas Matrix LED passaram a fazer parte do equipamento de série, com HD Matrix LED como opção. Com mais de 32 000 pixel por ótica, a tecnologia de alta-definição permite não só criar uma zona de sombra para não encandear outros condutores, como destacar peões que circulem na berma da estrada.
No interior, a inspiração no Porsche Taycan é visível no Porsche Driver Experience. De série o Porsche Cayenne E-Hybrid tem um painel de instrumentos curvo com 12,6'', complementado pelo ecrã central de 12,3'', com integração sem fios com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
Visão panorâmica
A novidade é a possibilidade de instalar um terceiro ecrã de 10,9'' em frente ao passageiro. Este passa a ter acesso direto ao infoentretenimento, bem como aos dados de performance do Cayenne. Tem também a possibilidade inédita de assistir a conteúdos em streaming.
Outra grande novidade, neste caso não tão interessante, é a ausência do Cayenne Turbo GT do mercado europeu… As emissões empurraram o V8 biturbo de quatro litros e 659 cv para mercados selecionados onde será possível acelerar até aos 100 km/h em 3,3 segundos e tocar os 305 km/h de velocidade máxima.
Para além do Porsche Cayenne E-Hybrid, a gama nacional conta com o Cayenne (124 360 €). Utiliza o mesmo V6 de três litros, 353 cv (mais 13 cv) e 500 Nm (mais 50 Nm), para acelerar até aos 100 km/h em seis segundos.
Mais potência
No extremo oposto encontra-se o Cayenne S (159 750 €), agora com um V8 4.0 biturbo no lugar do V6 2.9. A potência chega aos 474 cv (mais 34 cv), o binário aos 600 Nm (mais 50 Nm) e a prova de arranque é despachada em 4,7 segundos.
Juntamente com a bateria de 25,9 kWh, o Porsche Cayenne E-Hybrid estreia um motor elétrico. Este eleva a potência até aos 176 cv (mais 41 cv) e fixa o tempo do sprint até aos 100 km/h nos 4,9 segundos, mantendo os 135 km/h de velocidade máxima.
Consumos controlados
Por questões de eficiência abstivemo-nos de testar o Launch Control ou os 66 km de autonomia EV anunciados pelo computador de bordo. Atacámos os Alpes austríacos com o Porsche Caeyenne E-Hybrid no modo que lhe dá o nome.
No final, com muita montanha e autoestrada pelo meio, registámos uma média de 7,8 l/100 km. Interessante para um SUV com 4,93 metros de comprimento e 2,5 toneladas. O Cayenne, com o mesmo V6, pesa 2130 kg e anuncia médias de 10,8 l/100 km.