A Porsche introduziu o modelo Turbo E-Hybrid na gama Cayenne que passa a ser o SUV mais potente de sempre da marca com 739 cv e introduz o pacote GT na versão coupé. Os preços para Portugal já são conhecidos.
A Porsche reforçou a oferta da gama Cayenne com o modelo Turbo E-Hybrid, que passa a ser o SUV mais potente de sempre da marca alemã, graças a uma linha híbrida plug-in que combina um bloco V8 biturbo de 4,0 litros com 599 cv e um motor elétrico com 130 kW (176 cv). A potência combinada é de 739 cv e o binário máximo de 950 Nm. Isto permite a este modelo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 295 km/h.
O novo Cayenne Turbo E-Hybrid também oferece uma maior autonomia elétrica em comparação com o seu antecessor, o que se deve a uma bateria com uma capacidade de 25,9 kWh, a qual permite percorrer até 82 quilómetros com emissões zero, em ciclo urbano.
Para recuperar o nível de carga da bateria de alta tensão instalada sob o piso do compartimento de carga, a Porsche introduziu um novo carregador de bordo com potência de 11 kW, que permite reduzir o tempo de carregamento para menos de 2h30m numa wallbox ou num posto público.
Estilo Turbo
O novo Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid vem equipado de série com uma suspensão pneumática adaptativa que inclui a nova tecnologia de duas câmaras e duas válvulas. Segundo a marca alemã, o sistema permite ajustar separadamente as fases de ressalto e compressão da suspensão. Assim, a tecnologia aumenta o conforto e a segurança, enquanto oferece um espetro ainda mais alargado entre as configurações de suspensão dos modos Comfort a Sport Plus.
A suspensão combina um comportamento otimizado em trajetos mais sinuosos com características de conforto em situações de condução lenta e supressão máxima de inclinação e rotação. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) também faz parte do equipamento de série do Cayenne Turbo E-Hybrid.
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O Cayenne Turbo E-Hybrid, disponível em duas carroçarias, apresenta um estilo típico dos modelos Turbo na secção dianteira, destacando-se as entradas de ar aumentadas e destacadas pelas lâminas em preto brilhante.
As extensões das cavas de roda e o para-choques traseiro em cor exterior sublinham ainda mais o sentido desportivo destas versões. As saídas de escape duplas em aço inoxidável escovado e as pinças de travão em Vermelho são outras características que distinguem as versões Cayenne Turbo E-Hybrid das restantes.
Ambiente desportivo
No interior podem ser encontradas inserções em alumínio no painel de bordo e nas portas que realçam o aspeto desportivo. O revestimento do tejadilho é em Race-Tex. O equipamento de série inclui o volante desportivo GT, aquecido, com botão rotativo para a seleção dos modos de condução, bem como os bancos desportivos em Pele com regulação em 18 vias.
O novo Porsche CayenneTurbo E-Hybrid também beneficia de todas as novidades introduzidas na renovação do modelo apresentada no início de 2023. Estas incluem o novo painel de instrumentos digital com design curvo e opções de visualização variáveis, uma consola central redesenhada e o opcional ecrã do passageiro dianteiro. Os inovadores faróis em LED HD Matrix – de série nos modelos Turbo E-Hybrid – oferecem um maior conforto e segurança à noite.
Pacote GT no Turbo E-Hybrid Coupé
O Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé passa a ser proposto com o Pacote GT, que oferece à gama de modelos híbridos algumas características do Cayenne Turbo GT, a versão focada na performance em estrada que já não é oferecida em alguns mercados, nomeadamente em Portugal.
Todos os sistemas de chassis e controlo, incluindo a suspensão pneumática, possuem uma afinação específica. A distância ao solo é reduzida em 10 mm. Os rolamentos específicos do GT aumentam a curvatura do eixo dianteiro em -0,58 graus e, em combinação com as rodas dianteiras mais largas, permitem uma resposta ainda mais dinâmica em curva, uma maior precisão geral da direção e uma aderência ao solo superior.
Os travões Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) também fazem parte do equipamento de série no Pacote GT. As qualidades dinâmicas do Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé podem ainda ser melhoradas com alguns opcionais como é o caso dos Pneus Performance para as jantes GT Design de 22", PDCC e eixo traseiro direcional.
O Cayenee Turbo E-Hybrid Coupé com Pacote GT distingue-se pela secção frontal com detalhes em preto, extensões das cavas de roda na mesma cor, asa do tejadilho com placas laterais em carbono, saídas de escape centrais do sistema de escape em titânio do Turbo GT e um difusor traseiro em Carbono. O tejadilho é também em fibra de carbono. O Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé com Pacote GT consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e atinge uma velocidade máxima de 305 km/h.
O novo Cayenne Turbo E-Hybrid já está disponível para encomenda em Portugal, com preços a partir de 212.528 euros para a versão de quatro portas e 216.095 euros para o Coupé. Por sua vez, o Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé com Pacote GT é proposto a partir de 250.538 euros.