Rival de Urus e Bentayga Speed. Porsche prepara Cayenne com 640 cv

A Porsche prepara o Cayenne mais potente e desportivo de sempre, com 640 cv, a procurar rivalizar com o Urus ou o Bentayga Speed. Para junho.

A Porsche está a preparar uma versão mais potente e desportiva do seu SUV maior, o Cayenne, capaz de fazer frente àqueles que são, atualmente, as referências nesta guerra muito particular, o Lamborghini Urus e o Bentley Bentayga Speed. Sendo que e para começar, o alemão promete, desde já, uma potência na ordem dos 640 cv.

A notícia é avançada pela britânica Autocar, acrescentando que o modelo - que a Porsche já assumiu estar numa fase de desenvolvimento, no circuito alemão de Hockenheim, onde recebeu, inclusivamente, inputs do ex-piloto de ralis Walter Röhrl - deverá ser apresentado aquando da divulgação do restyling da gama Cayenne, previsto para o final de junho.

Ainda de acordo com a mesma publicação, esta nova versão será, mesmo, o Porsche Cayenne mais potente com motor exclusivamente de combustão produzido até aqui, tudo apontando para que venha a anunciar um valor a rondar os 640 cv. Ou seja, cerca de mais 90 cv, tendo por base uma versão melhorada do mesmo V8 4.0 Twin-Turbo.

O ex-piloto de ralis Walter Röhrl, juntamente com o piloto de testes da Porsche Lars Kern, participam no desenvolvimento do futuro Cayenne. Foto: Porsche

Com um binário que também deverá subir qualquer coisa como 81 Nm, para os 849 Nm, o mais desportivo e potente dos Cayene ficará, assim e em termos de potência, a apenas 10 cv dos 650 cv anunciados pelo rival Lamborghini Urus.

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Aliás, mesmo quando comparado com o Cayenne Turbo S E-Hybrid, que tem por base o mesmo bloco V8, acrescido de um motor elétrico, o futuro modelo perde apenas 31 cv, fruto da opção por um sistema de propulsão exclusivamente a gasolina.

Apenas na variante Coupé e com muito apoio aerodinâmico

Para já, ainda sem designação definida, este Cayenne será comercializado, exclusivamente, na carroçaria Coupé, também com o propósito de garantir a melhor eficiência e desempenho dinâmico.

Garantindo que, esta nova versão, não substituirá o Cayenne Turbo, Rico Löscher, engenheiro responsável pelo desenvolvimento da nova variante, explicou, de resto e em declarações à Autocar, que "existem vantagens em escolher o Coupé", uma vez que "é mais leve e tem um centro de gravidade ligeiramente mais baixo do que o SUV". Sendo que, "a nossa intenção é oferecer não apenas o Cayenne mais potente, como também o mais desportivo até à data".

O forte apoio aerodinâmico é visível no protótipo do Porsche Cayenne a prometer 640 cv. Foto: Porsche

Embora, para já, conhecido apenas através dos protótipos de desenvolvimento, cujas imagens da própria Porsche acaba de divulgar, é a mesma publicação que, contudo, assegura que o modelo contará, não somente com vários componentes do conhecido Lightweight Sport Pack, como também com um pacote aerodinâmico específico, sofisticado e ativo, construído em fibra de carbono. Isto, como forma de garantir uma maior downforce.

A par desta preocupação, esforços, igualmente, no sentido de uma melhor refrigeração do compartimento do motor, assim como do sistema de travagem.

A par deste pacote, um pára-choques dianteiro reformulado, com um spoiler de lábio mais pronunciado, a juntar a entradas de ar maiores, o mesmo acontecendo com o spoiler de tejadilho, prolongado para os lados. Sem esquecer um novo difusor traseiro, a integrar saídas de escape generosas e colocadas em posição central.

Embora a Porsche ainda nada tenha revelado sobre este aspecto, é expectável que a nova versão sofra um processo de emagrecimento, que a coloque num patamar abaixo dos 2.200 kg da versão standard.

Ainda na forma de protótipo, o Cayenne mais potente deverá ser apresentado, nas suas formas finais, lá mais para o final de junho. Foto: Porsche

Finalmente, a Autocar também garante mudanças no sistema de escape, que deverá passar a ser em titânio, além de um novo software de gestão do motor e da caixa de 8 velocidades com conversor de binário, assim como do sistema de tracção de quatro rodas motrizes, aqui a favorecer a tracção traseira.

Aliás, também o diferencial electrónico deverá ser aprimorado, tal como o sistema de travagem.