Na vanguarda do desenvolvimento tecnológico em terra, a Porsche decidiu aplicar o seu know-how também mar, unindo esforços com o campeão mundial de ondas gigantes. Parceria que deu agora origem a uma nova prancha de surf optimizada, batizada 'Caçador RS', com a qual Sebastian Steudtner assumiu já querer ir ainda "mais rápido e mais alto" nas ondas da Nazaré.
Apresentada, em estreia mundial, na última esta quinta-feira, em Cascais, esta nova prancha de surf, a que foi dado o sugestivo nome de 'Caçador RS' (RS, porque se trata da designação dada aos modelos mais desportivos da marca, explica a Porsche...), foi desenvolvida em conjunto pela equipa da qual faz parte o surfista campeão mundial de ondas gigantes, Sebastian Steudtner, e que há já alguns anos se encontra a viver na Nazaré, e a subsidiária tecnológica da Porsche, a Porsche Engineering.
Ao longo dos últimos dois anos, o surfista austríaco aproveitou os meios e conhecimentos colocados à disposição pela Porsche Engineering, para, no âmbito de uma parceria de longa duração que as duas partes celebraram, melhorar significativamente o equipamento com que, ainda em 2022, bateu o recorde da onda mais alta do mundo, com um total 26,21 metros. Desenvolvendo, inclusivamente e com recurso a meios tecnológicos como o túnel de vento da marca de Zuffenhausen, uma nova prancha.
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Segundo revela a Porsche, o objectivo passou, desde logo, por garantir um melhor comportamento e estabilidade da prancha, evoluindo, tanto a hidrodinâmica, como a aerodinâmica. Isto, com o objectivo de conseguir velocidades superiores aos 70/80 km/h que se atingem atualmente, passando a atingir os 100 km/h que, conforme também explica o fabricante, permitirão ao surfista descer mais rapidamente a "parede" de água, antes que esta se abata sobre ele.
Os aero edges nascidos nos automóveis
Para tal e segundo explicou Marcus Schmelz, Project Manager da Porsche Engineering, "foram adicionados elementos patenteados conhecidos como aero edges à frente e atrás na prancha", algo que "já conhecemos dos automóveis", onde também são "definidas extremidades, por exemplo, através da utilização de spoilers". E que servem para reduzir "a turbulência do ar, tornando o veículo mais estável e aerodinâmico a velocidades elevadas".
Ao mesmo tempo e também graças aos testes realizados no túnel de vento da Porsche, os engenheiros chegaram a conclusões quando à posição do corpo de Sebastian Steudtner durante a descida na onda, assim como quanto ao equipamento.
"É um momento muito emocionante para mim apresentar finalmente a nossa 'Caçador RS'", afirma o campeão mundial de ondas gigantes, recordando que, foram "dois anos a investigar, a testar e a desenvolver de forma intensiva". Sendo que, o resultado agora apresentado, "é uma prancha mais rápida e mais estável, que me permite surfar em ondas ainda maiores".
De resto e quanto a objectivos, Sebastian não tem dúvidas: "Surfar o mais depressa possível, chegar ainda mais alto e divertir-me o máximo!".
Próximo projecto já está definido
Entretanto e apresentada que está a 'Caçador RS', a parceria entre a Porsche Engineering e Sebastian Steudtner promete continuar, agora, com o desenvolvimento de um drone de medição, capaz de medir com rapidez e precisão a altura das ondas. Algo que, hoje em dia, é feito através de vídeos e fotografias.
O protótipo atual da Porsche Engineering está equipado com câmaras, unidades de controlo e de armazenamento e sensores semelhantes aos utilizados nos veículos de teste utilizados no desenvolvimento dos sistemas de assistência à condução.
O protótipo de drone visa medir todas as áreas da onda e em redor do surfista, num raio de 100 metros, sendo que, a expectativa da empresa e surfista é que os primeiros dados fiáveis possam ser recolhidos já em Outono deste ano, assim que começar a próxima época de ondas gigantes na Nazaré, em Portugal.