Numa altura em que 2023 já antevê um aumento dos lucros, a Porsche prepara-se, igualmente, para aumentar os preços dos seus automóveis. Motivo? Não apenas o combate ao aumento de custos, mas também um elevar de posicionamento como forma de rivalizar com fabricantes como a Ferrari!
A revelação sobre o aumento dos preços dos modelos do fabricante de Zuffenhausen foi feita, esta quarta-feira, pelo Chief Financial Officer, Lutz Meschke, acrescentando que tal só deverá, no entanto, acontecer, durante a segunda metade de 2023.
Ainda de acordo com o mesmo responsável, este aumento de preços deverá situar-se entre os 4 e os 8 por cento, tanto na Europa, como nos EUA, sendo que, na base desta decisão, está, não só aumento dos custos, como de fornecimento, de alguns componentes, como é o caso dos semicondutores e outras peças, utilizadas, por exemplo, no sistema de alta voltagem do elétrico Taycan.

Contudo, a Porsche também assume acreditar que as dificuldades de fornecimento destes componentes poderão atenuar-se nos próximos meses.
Resultados crescem 25% em 2023
Entretanto, o fabricante de Zuffenhausen divulgou os mais recentes resultados operacionais relativos já ao primeiro trimestre de 2023, em que o lucro operacional subiu para os 1,84 mil milhões de euros e a receita cresceu para 10,1 mil milhões de euros. Montantes que confirmam, igualmente, um crescimento de 25% face ao período homólogo de 2021.
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Já quanto às entregas a clientes, aumentaram 18%, para 80.707 veículos, em grande parte, devido a uma substancial subida da procura na China.
Com a Ferrari na mira
Referir, ainda e segundo avança a Automotive News Europe, que a Porsche parece ter delineado um novo plano, mais ousado, de combate a fabricantes como a Ferrari.

Deste, fará parte um novo SUV totalmente elétrico e assumidamente desportivo, para posicionar acima do Cayenne.
Previsto para 2026, este novo modelo deverá, também, ajudar o fabricante alemão a aumentar as margens operacionais, para mais de 20%.