A terceira geração da Fórmula E traz os monolugares mais rápidos, leves, potente e eficientes alguma vez construídos. O Porsche 99X Electric Gen3 é um dos candidatos ao título e António Félix da Costa a mais recente contratação da TAG Heuer Porsche Formula E Team.
No próximo dia 14 de janeiro de 2023, a cidade do México vai receber a ronda inaugural do Campeonato de Fórmula E de terceira geração. As rodas descobertas e os novos perfis aerodinâmicos traseiros marcam a diferença para a geração anterior.
Tração integral
Às alterações de design junta-se uma revisão profunda ao chassis. O Porsche 99X Electric Gen3, como o restante pelotão, encurtou a distância entre eixos, estreitou as vias e retirou cerca de 50 kg aos 903 da Gen2.
Esta evolução já deixa adivinhar corridas mais disputadas e ainda não chegámos aos motores. Sim plural. O Porsche 99X Electric Gen3 tem um motor dianteiro de 250 kW (340 cv) e um traseiro de 350 kW (476 cv), configuração inédita em monolugares estilo Fórmula.
A potência combinada do modo de qualificação é de 350 kW (476 cv) podendo, com a recuperação de energia, chegar aos 600 kW (816 cv). Este valor é cerca de 2,4 vezes superior ao dos monolugares da Gen2. A aceleração e a velocidade máxima vão acompanhar a revisão em alta dos motores do Porsche 99X Electric Gen3.
Conhecer os cantos à casa
Ainda a conhecer os cantos à casa, António Félix da Costa usou as últimas semanas para "conhecer os engenheiros e mecânicos e encontrar o meu lugar no plantel. O nosso novo monolugar é um grande passo em frente. É mais leve e potente que o antecessor e só isso chega para por um sorriso na cara de um piloto".
"Também me dou bem com o meu novo colega de equipa, Pascal Wehrlein, contra quem já corri em várias séries. Temos um objetivo comum: levar a Porsche ao topo. A marca Porsche é sinónimo de vitórias e queremos chegar a essas vitórias o mais rapidamente possível com o Porsche 99X Electric Gen3", concluiu António Félix da Costa.