Confirmado. Porsche 911 terá versão híbrida, mas não PHEV

O CEO da Porsche, Oliver Blume, confirmou que o mítico 911 vai ter uma versão híbrida, com tecnologia do vencedor de Le Mans, mas descartou

O CEO da Porsche, Oliver Blume, confirmou que o mítico 911 vai ter uma versão híbrida, com tecnologia do vencedor de Le Mans, mas descartou a hipótese de uma solução híbrida plug-in (PHEV). Emissões a quanto obrigas…

Os responsáveis da Porsche têm admitido a possibilidade de fazerem uma versão híbrida do mítico 911, mas o CEO da marca alemã Oliver Blume acabou de confirmar que o seu lançamento está a ser equacionado e talvez ocorra mais cedo do que se espera.

Numa conferência de imprensa, o CEO da Porsche avançou com alguns detalhes. Para começar, a motorização eletrificada será a de um híbrido convencional e não de um híbrido plug-in, o que significa que os utilizadores não terão de carregar a ficha à tomada para carregar a bateria. 

Assim, o primeiro Porsche 911 eletrificado terá uma pequena bateria para não penalizar o peso do veículo. A opção híbrida plug-in tornaria o carro mais pesado, além de levantar problemas relativamente à instalação dos componentes do sistema.

LEIA TAMBÉM
Novo recorde. Vendas da Porsche ultrapassaram 300 mil unidades em 2021

Oliver Blume descreveu esta versão como um "desportivo híbrido", sugerindo que os componentes elétricos destinam-se a melhorar as prestações e não a eficiência. Obviamente que o motivo principal para introduzir esta versão híbrida está relacionada com as emissões, cujos limites são cada vez mais apertados. A velocidade máxima proporcionada pelo motor elétrico constitui uma vantagem para a marca alemã e para os seus clientes.

Tecnologia de Le Mans

Em declarações aos nossos colegas da Car and Driver, Oliver Blume afirmou que o 911 Hybrid vai receber a tecnologia do carro de resistência 919 Hybrid, que ganhou as 24 Horas de Le Mans entre 2015 e 2017. Ele referiu-se seguramente à tecnologia implementada no bem-sucedido modelo de pista. Inquirido acerca de uma eventual versão híbrida do GT3, o CEO da Porsche afirmou que a marca não tem muitas surpresas na calha no que se refere a veículos de competição.

Porsche 911 Hybrid poderá receber tecnologia híbrida desenvolvida com sucesso para o Porsche 919 Hybrid de Le Mans

Na conferência de imprensa para apresentação dos resultados anuais, Oliver Blume estimou que metade das vendas serão de híbridos e elétricos até meados da década. Até 2030, a quota dos elétricos deverá aumentar para 80%. Para atingir esse objetivo está previsto o lançamento das versões berlina e station-wagon do Taycan, seguindo-se o Macan elétrico em 2023 e já em 2025 o Boxster / Cayman elétricos.