Hoje em dia já com mais do que uma mão-cheia de derivativos, o icónico Porsche 911 não deverá, no entanto, ficar por aqui. Isto, porque, a caminho, estarão novas variantes, apontadas não somente ao fora-de-estrada, como também com uma imagem mais 'retro'.
A revelação foi, de resto, feita pelo responsável máximo da Porsche e atual Chairman do Volkswagen Group, Oliver Blume, que, em declarações à publicação britânica 'Car', garantiu que o 911 Dakar apresentado ao mundo no último Salão Automóvel de Los Angeles, EUA, não será o único do género a passar à produção.
Segundo Blume, a estratégia em termos de produto replica, um pouco, aquilo que tem sido feito pela indústria de vestuário desportivo, em termos de diversificação e recuperação de modelos históricos, por exemplo, de sapatilhas.
"Nós temos aquela que é a base do 911 e que vai desde a versão de entrada até ao Turbo S", começa por recordar o CEO da Porsche, acrescentando que, "a partir daí, temos as versões GT, assim como o pilar do património histórico. Sendo que foi precisamente aí que surgiu a implementação da estratégia colocada em prática pela indústria do vestuário e calçado desportivo."
"Olhámos para o regresso do calçado desportivo dos anos 70 e 80 do século passado e acreditámos que a mesma fórmula poderia funcionar na Porsche", afirma Blume, recordando que, "foi assim que decidimos lançar a 50.ª edição e 60.ª edição, com base no Sport Classic. De resto, estamos a ponderar, igualmente, o lançamento de modelos inspirados nas décadas de 1970 e 1980..."
LEIA TAMBÉM
Em meados da década? Porsche admite lançar sucessor do 918 Spyder
No entender deste responsável, "poucas serão as marcas de abrangência mundial capazes de recuperar alguns dos seus itens de sucesso do passado, interligando-os, em seguida, com tecnologia moderna. No entanto, a Porsche pode fazê-lo. Pelo que, acabámos por colocar em cima da mesa a hipótese de criar um terceiro pilar de negócio, a par dos GT e dos desportivos tradicionais, admitindo igualmente a vertente off-road. No entanto e neste último caso, queremos ver, primeiramente, como corre com aquele que é já um sucesso de mercado, o 911 Dakar".
"A partir daí, pode ser que surjam mais propostas do género, até porque a porta foi aberta...", concluiu.
Novidades? Já em 2023!
Igualmente questionado sobre se deveremos esperar novidades, em 2023, ano em que, de resto, o fabricante de Zuffenhausen comemora vários aniversários importantes, como é o caso dos "60 anos do 911, os 75 anos da própria Porsche e os 80 ano de Wolfgang Porsche", Oliver Blume deixa a garantia de que, "claro que sim, podem esperar por elas!".
Aliás, o gestor recorda que a empresa tem vindo a adaptar o seu portefólio àquilo que são as tendências mais recentes do mercado, de forma a "oferecer aos nossos clientes aquilo que eles esperam da Porsche, nas mais diferentes regiões do mundo". Isto, porque, afiança, "a mentalidade dos clientes está a mudar, em particular entre as gerações mais jovens".