Garantia de fabricante. Porsche 911 sem turbos é coisa do passado

Anunciando-se como a geração com maior número de derivações, se há coisa que o actual Porsche 911 não terá, é motorizações sem turbos. Palavra da marca.

Mesmo fazendo antever-se como a geração capaz de vir a ter o maior número de derivações alguma vez vista num Porsche 911, se há coisa que a actual geração 992 não terá, é uma versão sem turbos. Palavra de Dr. Frank Steffen Walliser.

Numa altura em que, em Zuffenhausen, continua a falar-se em novos derivativos, para aquele que é o modelo icónico da Porsche, o Dr. Frank-Steffen Walliser, responsável máximo na marca pelo departamento de produção de desportivos GT, terá sentido a necessidade de colocar os pontos nos iis, relativamente a este assunto.

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Em entrevista à publicação britânica Evo, Walliser deixou a garantia de que, seja quais forem os derivativos que possam vir a surgir, inclusive um possível híbrido, não existe qualquer plano para trocar os motores com turbos, no Porsche 911, por propulsores naturalmente aspirados. A começar, desde logo, pela versão base do modelo, o 911 Carrera.

Aliás, numa altura em que já corria o rumor de um possível regresso do Carrera 3.4 e 3.8 naturalmente aspirado, o responsável da Porsche garante, desde já, que tal não vai acontecer. Até por questões de hardware, e que passam pelo facto de, por exemplo, o seis cilindros 4.0 que equipa o Cayman GTS e GT4, não caber no compartimento do motor, do atual 911!

Porsche 911

Por outro lado e ainda segundo Frank-Steffen Walliser, desenvolver uma nova variante, naturalmente aspirada, tornar-se-ia algo de extremamente oneroso e injustificável, já que implicaria outras alterações, para além das modificações no bloco propriamente dito. E que dificilmente poderiam ser encaradas como uma decisão comercial viável ou justificada.

Caixas manuais são para manter... mesmo sem embraiagem

Pelo contrário e, aqui sim, numa afirmação que, certamente, agradará a todos os puristas e fãs da marca, Frank-Steffen Walliser deixa, igualmente, a garantia, de que tudo fará para manter as transmissões manuais, no 911. Ainda que, não deixe de reconhecer que, chegará o dia, em que o 911 perderá o pedal da embraiagem.

"Recordo-me que tivemos de ir umas sete vezes, perante o conselho de administração, só para explicar a razão por que precisamos de oferecer uma caixa de velocidades manual. Assim, vamos disponibilizar transmissões manuais enquanto nos for possível, ainda que, com a consciência de que, chegará o dia, de que tal já não o será. No entanto, eu também espero que esse dia esteja ainda muito longe", afirma, em declarações à Evo, o responsável máximo na Porsche pelo departamento de produção de desportivos GT.

Algo que, acreditamos, também dependerá muito do número de clientes que continuem a optar pelo 911 com caixa manual, e que, dessa forma, também ajudarão Frank-Steffen Walliser, a manter o icónico desportivo, na sua forma mais pura...