Depois das versões mais "civilizadas", a Porsche acaba de apresentar o 911 que todos gostaríamos de ter na garagem – o 911 Turbo S. Desportivo que passa a ser, também, a versão de topo deste modelo, e que, com um novo Boxer 3,8 litros a debitar 650cv de potência e 800 Nm de binário, promete ser mesmo aquilo que gostaríamos de receber no aniversário!
Novo ocupante de um trono que até aqui pertencia ao Carrera 4S de 450cv, o Porsche 911 Turbo S agora apresentado é, também e desde logo, o segundo 911 de série mais potente de todos os tempos. Título em que só é superiorizado pelo Porsche 911 GT2 RS, com os seus 700cv de potência.
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No entanto e falando especificamente do Turbo S, alterações, desde logo, nas dimensões exteriores (+4,5 cm sobre o eixo dianteiro, +2 cm no eixo traseiro) e vias (+4,2 cm à frente, +1 cm atrás), ambas aumentadas, a que se juntam depois pneus de 20" à frente e de 21" atrás, entradas de ar mais largas à frente, faróis LED Matrix escurecidos, um redesenhado spoiler dianteiro pneumaticamente extensível e uma asa traseira mais larga, a garantir um aumento em 15% da força descendente. Além das típicas ponteiras de escape rectangulares, em preto brilhante.
Já no interior do habitáculo, acabamentos desportivos, com o equipamento de série a incluir o revestimento em pele, frisos em carbono, aplicações em cor Prata, bancos desportivos com regulação em 18 vias e pespontos a homenagearem o primeiro 911 Turbo, volante desportivo GT, Pacote Sport Chrono com integração da app Porsche Track Precision e sistema de som BOSE Surround. Mas também um ecrã central do PCM, agora com 10,9" e nova configuração.
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Contudo, a verdade é que tudo isto perde interesse, a partir do momento em que nos debruçamos sobre o novo motor que passa a figurar no 911 Turbo S – basicamente, uma versão melhorada do anterior 3,0 litros Boxer biturbo, a partir de agora com 3.8 centímetros cúbicos, alimentado por dois turbos de geometria variável.
Equipado com injetores piezo-elétricos, semelhantes aos dos Diesel common-rail, a trabalharem a alta pressão, e com válvulas wastgaste com controlo elétrico, este novo motor boxer conta ainda com novo sistema de admissão, para anunciar não apenas 650cv de potência (mais 70cv que na geração anterior) e 800 Nm de binário (+50 Nm), mas também e principalmente, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,7s (-0,2s), assim como uma velocidade máxima de 330 Km/h – apenas e só neste caso, a mesma que no modelo anterior.
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Disponível nas variantes Coupé e Cabriolet, o novo Porsche 911 Turbo S passa a estar disponível, em Portugal, a partir de €264.547 (Coupé) e €279.485 (Cabriolet). Já com impostos…