Além de manual. Porsche 911 Turbo torna-se híbrido em 2025

A Porsche acaba de confirmar que o facelift do atual 911 Turbo (992.1) estreará o mesmo sistema híbrido do 911 GTS, enquanto o Carrera S recuperará a caixa manual.

À semelhança do que aconteceu ao Porsche 911 Carrera GTS, o próximo 911 Turbo vai passar a ser híbrido, confirmou o diretor financeiro do fabricante de desportivos de Zuffenhausen, Estugarda, Alemanha.

O Diretor Executivo Adjunto e Diretor Financeiro da Porsche, Lutz Meschke, desvendou, em declarações ao Carscoops, que a próxima versão do 911 Turbo vai contar com o mesmo sistema híbrido que impulsiona o Carrera GTS.

Segundo a mesma fonte, este sistema de propulsão híbrida irá contar com baterias Varta, empresa alemã com quem a Porsche concretizou uma parceria estratégica, em agosto deste ano, após promover uma injeção de capital no valor de 60 milhões de euros.

A Varta já havia fornecido as baterias de 1,9 kWh utilizadas no GTS Híbrido.

A produção do primeiro 911 Turbo Híbrido terá início na segunda metade de 2025. Antes disso, no primeiro semestre, irá entrar em produção o novo 911 Carrera S, cujo facelift incluirá o regresso de uma caixa de velocidades manual.

Híbrido mas não plug-in

A confirmação de um 911 Turbo Híbrido surge no seguimento do lançamento do 911 Carrera GTS Hybrid, a primeira versão eletrificada do icónico desportivo da Porsche.

O Carrera GTS estreou a tecnologia “T-Hybrid” (turbo – híbrido) na gama 911, a qual junta um motor elétrico, montado na caixa de velocidades, e uma bateria de iões de lítio, a um boxer de seis cilindros turbocomprimido com 3,6 litros.

Sem a possibilidade de carregamento externo, o novo GTS socorre-se da componente elétrica, acoplada ao motor de combustão, para melhorar acelerações e reduzir emissões. No primeiro caso, aproveitando os 54 cv de potência extra que o motor elétrico oferece.

Com uma potência combinada de 541 cv e 610 Nm, o GTS Híbrido passa a estar bastante próximo, em termos de débito, do atual 911 Turbo, com 572 cv, sendo apenas superado pela variante Turbo S, que dispõe de 640 cv.

Contudo, segundo a Carscoops, o 911 Turbo Híbrido poderá surgir num patamar acima do próprio GTS, mercê da utilização de uma versão melhorada da mesma motorização, com uma potência entre os 600 e 700 cv.