Com forte presença na Monterey Car Week, a Porsche aproveitou para homenagear os 50 anos do icónico 911 Turbo, dando a conhecer uma edição especial e limitada, intitulada, precisamente, "50 Anos". Espécie de viagem ao passado, mas para apenas 1974 sonhadores.
Com um número limitado de unidades que visa, também, aludir ao ano de estreia do primeiro 911 Turbo, esta edição (muito) especial destaca-se, desde logo, pelo facto de surgir baseada, não na geração 992.2 que, por exemplo, sustenta as versões Carrera e GTS, mas na anterior plataforma 992.1. Uma espécie de regresso ao passado que, diga-se, ganha contornos ainda mais fortes, com a integração do opcional Pacote Heritage Design.
Sobre o aspecto exterior, o grafismo em vinil nas laterais da carroçaria remete para a histórica pintura do Porsche 911 RSR Turbo apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt em 1973, um antecessor do 911 Turbo. Isto, ao mesmo tempo que se torna no primeiro 911 a receber a cor "Turbo", um tom exclusivo dos modelos Porsche Turbo, e que acaba sendo também utilizada nas inserções da tampa traseira, na tampa do depósito de combustível e no escudo Porsche. Além de, como cor de contraste, no logótipo do modelo Turbo 50.
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Outra referência histórica é a utilização do Cinzento Antracite na asa traseira, zona inferior do para-choques traseiro, basse dos espelhos retrovisores exteriores e frisos das entradas de ar, com a grelha traseira a receber um emblema com um ícone turbocharger e os anos 1974-2024. Sendo que, quando a porta é aberta, o projetor em LED mostra a imagem de um turbocompressor no solo, muito perto das jantes 911 Turbo S Exclusive Design em Turbonite.
Interior com o icónico tartan McKenzie
Já no interior, o mesmo esforço de homenagem à história do Turbo, a começar no icónico tartan McKenzie no centro dos bancos e nos painéis das portas, numa alusão aos primeiros 911 Turbo, acrescido de detalhes em Turbonite nos cintos de segurança, comandos de controlo, pespontos decorativos, frisos com inserções decorativas em Pele em Preto e o escudo Porsche no volante desportivo GT.
As proteções das soleiras das portas, com acabamento em alumínio escovado em Preto, estão equipadas com o logótipo Turbo 50 iluminado, o qual surge também nos encostos de cabeça, enquanto, na zona superior do porta-luvas, surge uma placa em alumínio alusiva ao aniversário com o logótipo Turbo 50 e o número da edição limitada.
Finalmente e enquanto os pilares A, as palas para o sol e o revestimento do tejadilho são em RaceTex perfurado, o topo do tablier ostenta um relógio analógico Porsche Design Subsecond com um design especial Turbo 50.
O Pacote Heritage Design
Quanto ao opcional Pacote Heritage Design, a sua aplicação é sinónimo de uma cor Verde Aventurina Metalizado como tonalidade base, complementada com um gráfico decorativo em Branco acetinado, mais três elementos: o "lollipop" com um número entre o 0 e o 99, o logótipo desta edição e o logótipo da Porsche. Sendo que, os clientes com um gosto mais minimalista, podem sempre suprimir alguns destes elementos gráficos.
No habitáculo, o Pacote Heritage Design inclui mais elementos em Pele e outros elementos de design em tartan, escudo Porsche histórico no volante, enquanto a tampa da consola central em Pele tem o logótipo Porsche Exclusive Manufaktur gravado e os mostradores do painel de instrumentos e do relógio Sport Chrono são em Verde.
Com Boxer de 650 cv
Entrando no capítulo técnico, o Porsche 911 Turbo 50 Years tem por base o 911 Turbo S apresentado em 2019, o que faz com que surja com motor boxer seis cilindros de 3,7 litros, com dois turbocompressores de geometria variável (VTG), e a debitar 478 kW (650 CV) e 800 Nm de binário.
Anunciando não mais que 1640 kg de peso, o desportivo possui uma relação peso-potência de 2,52 kg/cv, permitindo-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em tão-só 2,7s, enquanto os 200 km/h surgem em meros 8,9 segundos.
Ainda sobre a potência, é transmitida às quatro rodas através da transmissão de dupla embraiagem de 8 velocidades (PDK) e da tração integral ativa Porsche Traction Management (PTM) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), incluindo o bloqueio do diferencial traseiro com distribuição de binário totalmente variável. Sendo que, entre os argumentos técnicos, está ainda o sistema de escape desportivo com saídas de escape em Preto, a suspensão desportiva Porsche Active Suspension Management (PASM) rebaixada em 10 mm, o sistema de elevação do eixo dianteiro e os faróis em LED Matrix com Porsche Dynamic Light System Plus. Mas também as pinças de travão, do sistema PCCB, com acabamento em Preto.
Já disponível
Apresentado na californiana Monterey Car Week, o Porsche 911 Turbo 50 Years está já disponível para encomenda, com um preço a começar, em Portugal, nos 332 639€.
Quanto à entrega das primeiras unidades, estão agendada lá mais para o início do outono de 2024. Sendo que e no caso de já ter encomendado a sua unidade, mas estar a ser-lhe difícil enfrentar o tempo de espera, pode sempre dar um pulinho até Zuffenhausen e admirar a unidade que já se encontra exposta no Porsche Museum, onde decorre a exposição "Beyond Performance – 50 Years of Porsche Turbo".