Depois do 911 T, a Porsche não quis perder a embalagem e deu a conhecer mais um modelo - neste caso, uma edição especialíssima de não mais que uma unidade, comemorativa dos 70 anos da primeira participação na famosa Panamericana. O seu nome? Porsche 911 Panamericana Special.
Apresentado como uma espécie de tributo, não apenas à famosa corrida disputada em solo americano, mas também e principalmente ao 356 S Cabriolet com que o fabricante inscreveu, pela primeira vez, o seu nome na lista de inscritos, o Porsche 911 Panamericana Special tem por base a versão S Cabriolet da atual geração 911.
Partindo deste modelo, os responsáveis da marca de Zuffenhausen não só analisaram imagens do 356 S Cabrio que participou na edição de 1952 da Panamericana, como ainda juntaram as memorias de Herbert Linge, um dos mecânicos da equipa que fez alinhar o carro, para construir uma proposta que é, definitivamente, um verdadeiro e incontornável tributo ao modelo que ajudou a desbravar aquele que tem sido o caminho da Porsche, do outro lado do Atlântico.
Desenvolvido com o apoio, tanto da Porsche para a América Latina, como pela Porsche México, o 911 Panamericana Special começa por exibir uma cor própria e especial, denominada Gentian Blue Metallic, acompanhada de um tejadilho em lona em Grafitti Gray. Basicamente, as mesmas cores do modelo que lhe serve de inspiração.
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A complementar estas duas escolhas, jantes 'Turbo' de 20 polegadas e 21 polegadas atrás, com pormenores na cor da carroçaria e centros de roda na mesma tonalidade da capota.
Ainda no exterior, referência para o número 11 que figura nas portas e que é o mesmo algarismo que o 356 S Cabriolet ostentava, assim como para as aletas verticais na cor branca que, na traseira, decoram a tampa do motor, e que são em tudo iguais às do carro com que, em 1952, o príncipe Paul Affons von Metternich e o barão Manuel António de Teffé conquistassem a vitória na Panamericana, na respectiva classe.
Passando ao habitáculo, realce para a inscrição "La Carrera Panamericana", acompanhada de um desenho de um capacete de corrida usado na época, ambos bordados nos apoios de cabeça dos bancos em couro Cinza Crayon, a mesma cor que domina o resto do ambiente, sendo que, do lado do passageiro, uma placa onde se pode ler "911 Carrera S - La Carrera Panamericana 1952" repete a mesma inscrição que é possível encontrar na soleira das portas.
A terminar a personalização, a presença de uma iluminação exterior especial, a par da gravação, a laser, da inscrição "La Carrera Panamericana", no estojo azul da chave.
A terminar, dizer apenas que, embora sendo um carro único, a Porsche já decidiu desfazer-se dele. Mais concretamente, leiloando-o através de um evento que levará a cabo em 2023 e cuja parte da receita obtida será entregue a uma causa nobre ainda a anunciar. Assim e caso esteja interessado, o melhor é começar desde já a fazer contas e a preparar uma licitação...