One-off. Porsche 911 Panamericana Special é homenagem à História

Depois do 911 T, a Porsche não quis perder a embalagem e deu a conhecer um one-off - o Porsche 911 Panamericana Special. Para leiloar!

Depois do 911 T, a Porsche não quis perder a embalagem e deu a conhecer mais um modelo - neste caso, uma edição especialíssima de não mais que uma unidade, comemorativa dos 70 anos da primeira participação na famosa Panamericana. O seu nome? Porsche 911 Panamericana Special.

Apresentado como uma espécie de tributo, não apenas à famosa corrida disputada em solo americano, mas também e principalmente ao 356 S Cabriolet com que o fabricante inscreveu, pela primeira vez, o seu nome na lista de inscritos, o Porsche 911 Panamericana Special tem por base a versão S Cabriolet da atual geração 911.

Partindo deste modelo, os responsáveis da marca de Zuffenhausen não só analisaram imagens do 356 S Cabrio que participou na edição de 1952 da Panamericana, como ainda juntaram as memorias de Herbert Linge, um dos mecânicos da equipa que fez alinhar o carro, para construir uma proposta que é, definitivamente, um verdadeiro e incontornável tributo ao modelo que ajudou a desbravar aquele que tem sido o caminho da Porsche, do outro lado do Atlântico.

O Porsche 911 Panamericana Special tem por base o "irmão" 911 S Cabriolet
O Porsche 911 Panamericana Special tem por base o "irmão" 911 S Cabriolet

Desenvolvido com o apoio, tanto da Porsche para a América Latina, como pela Porsche México, o 911 Panamericana Special começa por exibir uma cor própria e especial, denominada Gentian Blue Metallic, acompanhada de um tejadilho em lona em Grafitti Gray. Basicamente, as mesmas cores do modelo que lhe serve de inspiração.

LEIA TAMBÉM
Efeméride. Porsche 911 Carrera RS 2.7 comemora 50 anos

A complementar estas duas escolhas, jantes 'Turbo' de 20 polegadas e 21 polegadas atrás, com pormenores na cor da carroçaria e centros de roda na mesma tonalidade da capota.

Ainda no exterior, referência para o número 11 que figura nas portas e que é o mesmo algarismo que o 356 S Cabriolet ostentava, assim como para as aletas verticais na cor branca que, na traseira, decoram a tampa do motor, e que são em tudo iguais às do carro com que, em 1952, o príncipe Paul Affons von Metternich e o barão Manuel António de Teffé conquistassem a vitória na Panamericana, na respectiva classe.

As referências àquela que é uma das corridas mais famosas que têm lugar no continente americano, fazem-se sentir, inclusivamente, no habitáculo
As referências àquela que é uma das corridas mais famosas que têm lugar no continente americano, fazem-se sentir, inclusivamente, no habitáculo

Passando ao habitáculo, realce para a inscrição "La Carrera Panamericana", acompanhada de um desenho de um capacete de corrida usado na época, ambos bordados nos apoios de cabeça dos bancos em couro Cinza Crayon, a mesma cor que domina o resto do ambiente, sendo que, do lado do passageiro, uma placa onde se pode ler "911 Carrera S - La Carrera Panamericana 1952" repete a mesma inscrição que é possível encontrar na soleira das portas.

A terminar a personalização, a presença de uma iluminação exterior especial, a par da gravação, a laser, da inscrição "La Carrera Panamericana", no estojo azul da chave.

Ao Porsche 911 Panamericana Special não falta sequer o número 11 com que o 956 S Cabriolet de 1952 se apresentou à partida
Ao Porsche 911 Panamericana Special não falta sequer o número 11 com que o 956 S Cabriolet de 1952 se apresentou à partida

A terminar, dizer apenas que, embora sendo um carro único, a Porsche já decidiu desfazer-se dele. Mais concretamente, leiloando-o através de um evento que levará a cabo em 2023 e cuja parte da receita obtida será entregue a uma causa nobre ainda a anunciar. Assim e caso esteja interessado, o melhor é começar desde já a fazer contas e a preparar uma licitação...