Este é o Porsche 911 GT3 RS mais radical de sempre

Como se não fosse já capaz o suficiente, a Manthey Racing divulgou um kit de performance para o Porsche 911 GT3 RS, o qual vem acrescentar não só melhorias estéticas, como mecânicas.

Enquanto esperamos pela nova versão RS do atual 911 GT3, a Manthey Racing decidiu divulgar o seu kit aerodinâmico para o desportivo alemão e que o eleva a um patamar ainda mais alto.

Apesar da última variante Rennsport do 911 GT3 não ter falta de argumentos, o kit da Manthey Racing, uma empresa com um longo historial no mundo da competição, adiciona ao GT3 RS uma série de melhorias significativas, que têm a aprovação do fabricante e não põem em causa a garantia de fábrica.

Recorde-se de que a Porsche detém, desde 2013, uma participação de 51% na Manthey Racing.

Tal como no passado, a Manthey Racing desenvolveu este kit com o objectivo de tentar, mais uma vez, arrebatar a volta mais rápida ao Nürburgring. Feito conseguido, há três anos, por um 911 GT2 RS, equipado com um kit semelhante.

Spoiler Alert

O kit aerodinâmico torna tudo o que há no 911 GT3 RS ainda mais extremo.

Para começar, o vidro do óculo traseiro deu lugar a um painel em fibra de carbono, mais leve, e que serve de base para uma “barbatana” vertical, muito semelhante à do Porsche 963 do Campeonato Mundial de Resistência (WEC).

Também com o objetivo de aumentar a estabilidade e desviar ar quente dos radiadores, surgem os novos apêndices aerodinâmicos no topo do tejadilho, que, juntamente com um spoiler e difusor sobredimensionados, permitem gerar uma tonelada de downforce (carga descendente) a 285 km/h.

Recordar que o GT3 RS de fábrica já é capaz de gerar cerca de 860 kg de downforce.

Alterações não ficam por aqui

As jantes traseiras receberam coberturas em carbono, para melhorar o fluxo aerodinâmico, e, ao mesmo tempo, não comprometer o arrefecimento dos travões.

A ligação ao solo também foi melhorada, com amortecedores novos e molas mais rígidas, tanto à frente, como atrás. Os travões carbocerâmicos também foram evoluídos, tendo recebido pastilhas de competição.

O motor mantém-se inalterado, continuando a ser o seis cilindros boxer de 4 litros, naturalmente aspirado, com 525 cv de potência.

Além de componentes mecânicos, o kit também inclui outras adições, como decalques para a carroçaria e até projetores LED para as portas.

Quando chega?

O kit da Manthey Racing já se encontra disponível para encomenda, ainda que sem preço conhecido.

Na Europa, as entregas do kit deverão começar apenas em janeiro de 2025, enquanto, nos restantes mercados mundiais, só deverá chegar em março desse mesmo ano.