Depois do sucesso no 991. Porsche reedita Touring package no novo 911 GT3

A Porsche acaba de dotar o novo Porsche 911 GT3 do Touring package, sinónimo de caixa manual desportiva, maior purismo e boxer de 510 cv.

O mais veloz Porsche 911 GT3 de sempre acaba de receber, para 2022, um pacote de equipamento extremamente popular na geração anterior: o Touring package. Sinónimo não apenas da inclusão de uma transmissão manual desportiva de seis velocidades, mas também de uma postura mais purista. Sem, contudo, beliscar o poderoso seis cilindros boxer 4.0 de 510 cv!

A viver a sua sétima geração, o Porsche 911 GT3 reedita, assim, uma opção estreada, pela primeira vez, no 911 Carrera RS de 1973, e que procurava, logo aí, transmitir um posicionamento mais purista, com interior e elementos clássicos.

Depois de um longo desaparecimento, a ideia acabou sendo recuperada pela Porsche em 2017, com a anterior geração do 911 GT3, a que foi dado o nome de código 991, com a Porsche a voltar a repetir a aplicação deste Touring package, naquela que é a sétima geração desta última versão.

O Touring Package dota o Porsche 911 GT3 de uma imagem mais purista
O Touring Package dota o Porsche 911 GT3 de uma imagem mais purista

A marcar o Porsche 911 GT3 Touring package, não somente a oferta, de série, de uma transmissão manual desportiva de 6 velocidades - ou, então e sem qualquer custo extra, de conhecida caixa PDK de dupla embraiagem e 7 velocidade -, mas também o desaparecimento da asa traseira fixa do 911 GT3, substituída por um spoiler traseiro extensível automaticamente.

LEIA TAMBÉM
Porsche 911 GT3 Touring Package: Para os verdadeiros Porschistas

A par destas duas novidades, frisos das janelas laterais em cor prata e produzidos em alumínio anodizado, representam outra caraterística distinta desta versão de aparência assumidamente mais discreta, ao passo que, na frente, a secção dianteira é totalmente pintada na cor exterior.

Na traseira, a emblemática grelha 'GT3 Touring' cobre o motor, ao mesmo tempo que as saídas de escape surgem em cor prata. Embora, com pacote opcional exterior Touring package, tanto as saídas, como os frisos das janelas, também possam adoptar um acabamento em preto acetinado, altura em as ópticas dianteiras também passam a ter módulos escurecidos.

A emblemática grelha GT3 Touring
A emblemática grelha GT3 Touring

Interior clássico

Passando ao habitáculo, um maior número de elementos - aro do volante, a alavanca da caixa de velocidades, a cobertura da consola central, os apoios de braços nos painéis das portas e as pegas das portas - em pele preta, com pespontos igualmente em linha preta, enquanto os bancos possuem, não apenas o centro revestido a tecido preto, como o escudo Porsche em relevo nos encostos de cabeça.

No tablier, tanto a dianteira, como as secções superiores laterais dos painéis das portas, adoptam, uma superfície com relevo especial, ao passo que, as proteções das soleiras das portas e os frisos do tablier, são em alumínio escovado em preto.

O 911 GT3 ganha uma imagem mais clássica com o Touring Package
O 911 GT3 ganha uma imagem mais clássica com o Touring Package

De salientar, ainda, que a Porsche disponibiliza praticamente todo o equipamento opcional para o 911 GT3, em combinação com o Touring package, o que inclui todas as cores para o exterior e jantes, faróis LED com Porsche Dynamic Light System e Porsche Dynamic Light System Plus, diversos sistemas de assistência, travões cerâmicos PCCB, sistema de elevação do eixo dianteiro, todas as variantes de bancos, Pacote Sport Chrono e sistemas de áudio.

A par destes elementos, a Porsche Design oferece, ainda, um cronógrafo muito especial para os clientes do 911 GT3 Touring package, graças a um movimento com função flyback e com o rotor a evocar o design das jantes do veículo, além de estar disponível em seis diferentes versões, em correspondência com a configuração do veículo.

Equipado com o Touring Package, o Porsche 911 GT3 perde a destacada asa traseira fixa
Equipado com o Touring Package, o Porsche 911 GT3 perde a destacada asa traseira fixa

Um seis cilindros boxer de 510 cv oriundo da competição

Intocada, permanece, pelo contrário, toda a tecnologia de competição aplicada neste 911 GT3 Touring package de produção em série, da qual fazem parte, não apenas o "emagrecimento" que levou a que o modelo pese apenas 1.418 kg (1.435 kg com a PDK), como também a suspensão dianteira de triângulos sobrepostos ou o impactante difusor oriundo do 911 RSR GT de competição.

A juntar a tudo isto, o já famoso seis cilindros boxer com 4,0 litros e 375 kW (510 cv) que é também a unidade motriz do 911 GT3 R, testado na competição de resistência, e a que se junta, ainda, um sistema de modos de condução, acessível no volante, a facilitar a transição entre o modo Normal e as opções personalizáveis, Sport e Track.

Além de uma ponteira dupla em posição central, o 911 GT3 Touring package recorre ao difusor do 911 RSR GT de competição
Além de uma ponteira dupla em posição central, o 911 GT3 Touring package recorre ao difusor do 911 RSR GT de competição

A partir de 225.131 Euros

O Porsche 911 GT3 Touring package está já disponível no mercado português, com um preço base de 225.131 Euros. Valor que inclui já os impostos atualmente em vigor.