Edição limitada por 1 milhão. Porsche apresenta o 911 GT3 R Rennsport

A Porsche acaba de desvendar uma criação muito especial, de produção limitada e preço (elevado) a condizer: o Porsche 911 GT3 R Rennsport.

Agendado para este fim-de-semana, na Califórnia, EUA, o encontro anual de fãs da Porsche Reensport Reunion acaba de ganhar interesse acrescido. Isto, depois da marca de Zuffenhausen ter desvendado uma criação muito especial, de produção limitada e preço (elevado) a condizer: o Porsche 911 GT3 R Rennsport.

Pensado para os entusiastas da marca e, em particular, para os coleccionadores de bolsos especialmente fundos que possam despender pouco mais de um milhão de euros, para assegurar uma das 77 unidades previstas, o Porsche 911 GT3 R Rennsport tem por base, como o próprio nome indica, o GT3 de competição. O qual, no entanto e livre das amarras impostas pelos regulamentos FIA para os GT, é aqui elevado a patamares bem mais estratosféricos!

Apresentado como um veículo de competição puro, para utilização exclusiva em circuitos, o 911 GT3 R Rennsport apresenta uma carroçaria totalmente em titânio, desenhada por Grant Larson e Thorsten Klein, dois elementos da equipa Style Porsche. E que, mantendo apenas o capot e o tejadilho do GT3, foi realizada de forma a que a aerodinâmica pudesse atingir novos limites.

Assim e com especial destaque para a traseira, onde uma enorme asa traseira obrigou, inclusivamente, à colocação de mais dois suportes verticais, de forma a conseguir suportar o downforce produzido, a ausência de painéis de cobertura ou revestimentos, como forma de ajudar ao corte no peso, mas também permitindo a visualização de alguns componentes mecânicos em funcionamento. Como é o caso do sistema de escape com saídas duplas centrais e que, tanto pode ser disponibilizado totalmente aberto, como equipado com silenciadores e conversores catalíticos, para uso em pistas com normas de restrição de ruído.

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Ainda num exterior para o qual a Porsche disponibiliza um total de sete cores e três designs exclusivos, a possibilitarem maior personalização, nota para soluções invulgares como é o caso da troca dos tradicionais retrovisores, por uma solução de três câmaras integradas no revestimento exterior do veículo, a projectarem as imagens captadas em monitores no cockpit, a juntar a um conjunto de jantes BBS de 18" e aperto central, com design exclusivo e na cor Prata Escura Metalizada. Combinadas com pneus de competição desenvolvidos pela Michelin especificamente para o modelo.

Habitáculo inspirado na competição

Passando ao habitáculo, um ambiente em que os gráficos especiais do ecrã central e o número da edição limitada no painel de instrumentos exibem as formas do veículo de competição, enquanto a iluminação ambiente, ajustável em termos de cor, adota o tema dos faróis principais.

De resto, todos os equipamentos de segurança cumprem, segundo a Porsche, as normas da FIA, o que leva a que, por exemplo, o design rígido da célula de segurança, apenas permita a instalação do banco do condutor.

O mesmo motor do GT3... sem restrições

Quanto à motorização e embora a escolha tenha recaído no mesmo boxer de 4,2 litros do 911 GT3 R, a dispensa de ter de cumprir os regulamentos da FIA e, dessa forma, abdicar de muitas das restrições técnicas, veio permitir ao R Rennsport um aumento da potência dos 565 para os 620 cv, o que também resulta em qualquer coisa como 148 cv por litro de cilindrada - algo que, diga-se, a Porsche acredita poder ser um recorde para um motor atmosférico  instalado num veículo de competição GT.

Tal não impede, contudo, que este boxer refrigerado a água e com injecção directa possa, por exemplo, utilizar combustíveis E25, dos quais fazem parte o bio-etanol, o reFuel e até os e-Fuel, e que tornam possível um funcionamento quase neutro em termos de emissões de carbono. Algo assegurado, entre outros predicados, com recurso a novos pistões e árvores de cames, mas que também podem funcionar com combustíveis convencionais.

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Recorrendo a um chassis semelhante ao do automóvel que corre nos GT, com suspensão double wishbone de última geração no eixo dianteiro e multibraços no eixo traseiro, o 911 R Rennsport mantém, ainda que com ligeiras alterações, a mesma transmissão sequencial de seis velocidades e engrenagem constante, com envio da potência apenas para as rodas traseiras, do GT3. Embora e por exemplo, em sexta velocidade e com o motor às 9.000 rpm, esta edição limitada atinja uma velocidade máxima cerca de 20 km/h mais elevada que o carro de competição.

Sobre o sistema de travagem, a Porsche manteve a solução de competição monobloco em alumínio da AP, com pastilhas de travão e placas de apoio em titânio, que reduzem as massas suspensas em cerca de 1 kg. Redução de peso para a qual contribui, ainda, um novo depósito de combustível FT3.5, com capacidade para levar até 117 litros, assim como a dispensa do sistema de ar condicionado.

De resto e graças a, não só estas, mas muitas outras soluções, o fabricante acredita poder atingir um peso total em ordem de marcha de 1.240 kg, o que, a acontecer, também equivale a uma relação peso/potência de 2,0 kg/CV.

São 77 unidades a mais de um milhão cada

A terminar, recordar, ainda, que a Porsche Motorsport prevê produzir apenas 77 unidades deste 911 GT3 R Rennsport, cada uma com um preço de entrada de 951.000 euros, mais IVA e opções específicas previstas para cada país.

Caso deseje, e possa, garantir uma unidade, deverá registar-se em http://motorsport-community.porsche.com/GT3Rrennsport e, a partir daí, contar os dias até à data em que receberá o seu novo carro de colecção.

https://youtu.be/c468PBv5mus