Porsche revela finalmente o esperado 911 GT3

Desenvolvido em colaboração com a Porsche Motorsport, o novo 911 GT3 transfere a tecnologia da competição para os automóveis de estrada.

Desenvolvido em colaboração com a Porsche Motorsport, o novo 911 GT3 transfere a tecnologia da competição para os automóveis de estrada.

Um dos acontecimentos mais aguardados do ano era o lançamento do Porsche 911 GT3. E as expetativas não foram desfraudadas. A nova proposta da marca de Estugarda recebe um motor de seis cilindros em linha aspirado de 4,0 litros que pode atingir as 9000 rpm e debitar uma potência de 510 cv.

O Porsche 911 GT3 vem equipado de série com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades, mas a transmissão manual de seis relações continua a ser uma opção.

A marca anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,4 segundos.  A velocidade máxima pode alcançar os 320 km/h com transmissão manual ou 318 km/h com a de dupla embraiagem.

O Porsche 911 GT3 recebe a tecnologia utilizada com sucesso no modelo de competição, designadamente a configuração do eixo dianteiro com triângulos sobrepostos e a sofisticada aerodinâmica com a asa traseira "pescoço de ganso" e o impactante difusor.

A marca alemã refere que a sofisticada aerodinâmica beneficia da experiência obtida no desporto automóvel e gera significativamente maior força descente sem afetar de forma notória o coeficiente de arrasto.

Na posição performance, o conjunto dos elementos da asa e do difusor ajustáveis manualmente aumentam a pressão aerodinâmica para curvas a alta velocidade. Contudo, isto está reservado para uso restrito em circuito, que é onde o 911 GT3 pode jogar todos os seus trunfos. 

Novos recordes em Nürburgring 

No Nürburgring Nordschleife, tradicionalmente a referência para os todos os automóveis desportivos da Porsche, registou um impressionante recorde: durante os últimos trabalhos de afinação, o 911 GT3 tornou-se o primeiro modelo de produção em série com motor atmosférico a quebrar a marca dos sete minutos. 

O piloto de desenvolvimento, Lars Kern, necessitou de apenas 6:59.927 minutos para completar uma volta completa de 20,8 quilómetros. O traçado mais curto, com 20,6 quilómetros, que anteriormente serviu como referência, foi completado pelo 911 GT3 em 6:55.2 minutos. 

Com os opcionais pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, o novo modelo disponibilizou a sua potência de forma consistente ao longo de várias voltas nas experientes mãos do embaixador Porsche, Jörg Bergmeister. Para Bergmeister, "é, de longe, o melhor automóvel de produção" que o experiente piloto profissional pilotou no "Green Hell".

Apesar da carroçaria mais larga, das jantes de maiores dimensões e dos elementos técnicos adicionais, o peso do novo GT3 é semelhante ao do seu predecessor. Com caixa de velocidades manual pesa 1418 quilogramas, com caixa PDK pesa 1.435 quilogramas.

O capot dianteiro em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP), os vidros mais ligeiros, os discos de travagem otimizados e as jantes forjadas garantem disciplina no peso, assim como o faz a cobertura do compartimento de arrumação para os lugares traseiros.

O sistema de escape desportivo mais ligeiro reduz o peso em não menos do que dez quilogramas. Com válvulas de escape ajustáveis eletricamente, harmoniza uma experiência sonora altamente emocional com a norma de emissões Euro 6d ISC FCM (EU6 AP). O consumo combinado do 911 GT3 é 12,9 l/100 km, com transmissão manual e 13,0 l/100 km com PDK.

Ecrã "track"

O habitáculo é idêntico ao da geral atual deste modelo, mas disponibiliza uma nova funcionalidade. Trata-se do ecrã "track", que, com um toque num botão, reduz os ecrãs digitais à esquerda e à direita do conta-rotações central, e permite o acesso a informações essenciais durante a condução em circuito: pressão dos pneus, pressão do óleo, a temperatura do óleo, o nível do depósito de combustível e a temperatura do líquido de refrigeração.

O ecrã "track" inclui também um indicador de passagem de caixa com barras coloridas à esquerda e à direita do conta-rotações e uma luz de passagem de caixa derivada do desporto automóvel.

A Porsche disponibiliza várias opções de personalização para o GT3, como o tejadilho com carbono exposto, as capas dos espelhos retrovisores em carbono, faróis LED Matrix escurecidos e luzes traseiras Exclusive Design com a faixa de luz sem qualquer elemento vermelho. 

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Os aros das jantes pintados em Vermelho Índico ou Azul Tubarão realçam as jantes pintadas em preto. No interior, detalhes de equipamento como os mostradores do conta-rotações e do cronómetro Sport Chrono, os cintos de segurança e os frisos criam destaques elegantes na cor da carroçaria ou outra cor desejada.

Em termos de preços, o 911 GT3 com caixa de velocidades manual é proposto por 221.811 euros, enquanto a variante com caixa de dupla embraiagem custa 222.072 euros.