Há carros, assim. Que por mais idade que tenham, por mais "vulgares" que pareçam, são autênticas minas de ouro ambulantes. É o caso deste Porsche 911 GT2 de 1996, que, embora talvez pouco exuberante ao olhar, está agora à venda, por pouco menos de um milhão de dólares!
Dado a conhecer em 1996, este Porsche 911 GT2 foi a resposta da marca alemã à proibição dos modelos de competição de envergarem tracção às quatro rodas.
LEIA TAMBÉM
Porsche 911 GT2 RS a acelerar em Portimão
Sucessor do Porsche 993 Turbo, este 911 GT2 foi, assim, colocado à venda, com tracção apenas traseira, ligeiras alterações nos bancos dianteiros (revestidos a couro negro, com pespontos cinza), mas também com uma considerável redução no peso final.
A ajudar a este facto, uma carroçaria com portas em alumínio, a juntar a um pacote aerodinâmico especialmente agressivo, do qual faz parte um extrator de ar dianteiro e um enorme airelon traseiro, com condutas de ar integradas, a direccionar o ar para os intercoolers que completam o motor.
Já as jantes, são feitas por medida, de 18" e desenho Speedline for Porsche, com rebordos exteriores em alumínio.
840 cv de potência na variante de pista
Finalmente e como motor, esta unidade monta um bloco M64/60R com os seus turbocompressores gémeos KKK e intercooler, a anunciar uma potência de 840 cv; 50 cv mais que a variante de estrada.
Também graças a toda esta conjugação, uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de quatro segundos, além de uma velocidade máxima anunciada acima dos 300 km/h.
Mas, então, o que faz deste Porsche 911 GT2 tão valioso? Não, não é o facto de contar também com ar condicionado, mas, sim, terem sido produzidos apenas 194 unidades, pintadas em metalizado e com detalhes em negro!
De resto, sobre esta unidade em concreto, a RM Sotheby's, que é a leiloeira responsável por levar este Porsche 911 GT2 de 1996 a leilão, garante que, durante a sua já longa existência, não fez muito mais que 30 mil quilómetros.
No fundo, apenas mais uma razão a justificar os 950 mil dólares, pouco mais de 866 mil euros à cotação actual, que são o valor de licitação base, com que esta jóia rara se vai apresentar ao seu futuro dono...
Fotos: RM Sotheby's