Dizem na Alemanha. Porsche prepara 911 EV com baterias de estado sólido

Notícias vindas da Alemanha garantem que a Porsche estará a desenvolver um 911 EV com baterias de estado sólido.

Depois das declarações oficiais garantindo que o icónico 911 continuaria fiel à combustão, eis que surge a notícia de que a Porsche estará a desenvolver um novo 911, de propulsão 100% elétrica. Com a novidade acrescida de que recorrerá à promissora tecnologia de baterias de estado sólido.

A notícia está a ser difundida pelo site Eletrek, que cita um artigo publicado pelo alemão Manager Magazin. No qual é garantido que, ao contrário do que os principais responsáveis da marca de Zuffenhausen chegaram a afirmar, a Porsche está já a desenvolver um novo 911, que não só terá propulsão elétrica (EV), como também estreará uma nova tecnologia de baterias de lítio de estado sólido.

Segundo as mesmas fontes, esta nova tecnologia será fornecida pela empresa norte-americana QuantumScape, a qual, detida maioritariamente pelo Grupo Volkswagen, do qual a Porsche também faz parte, centra a sua atividade no desenvolvimento e produção de baterias para automóveis elétricos.

O icónico Porsche 911... EV no futuro?!
O icónico Porsche 911... EV no futuro?!

De resto, a publicação alemã recorda os mais de 90 milhões de euros investidos, logo em 2018, pelo grupo automóvel alemão, na QuantumScape, a que se seguiram mais cerca de 181 milhões de euros, já em 2020. Investimentos que, a juntar a vários outros também já recebidos, a empresa norte-americana prometeu já utilizar no desenvolvimento de uma nova tecnologia de baterias de estado sólido, que, até por se tratar do seu principal accionista, o Volkswagen Group deverá ser o primeiro a desfrutar.

Ainda de acordo com as informações recolhidas pela Manager Magazin, este novo 911 deverá ser lançado ainda antes do final da presente década, o que significa, por exemplo, que existirá ainda uma nova geração 911 com motores de combustão, antes da chegada do zero missões.

LEIA TAMBÉM
Confirmado. Porsche 911 terá versão híbrida, mas não PHEV

Quanto às declarações do CEO da Porsche, Oliver Blume, garantindo que o 911 nunca será um EV a baterias, mas e quanto muito, um híbrido, a verdade é que as notícias agora surgidas não contrariam na totalidade esta posição. Pois e um pouco na linha daquilo que a Toyota já anunciou, relativamente ao futuro Prius, o 911 elétrico também poderá ser híbrido, tendo por base as novas baterias de estado sólido.