911 GT3 RS. Primeiro Porsche de produção com "drag reduction system"

O 911 GT3 RS é o primeiro modelo de produção da Porsche equipado com "drag reduction system" e uma asa traseira superior ao tejadilho...

Concebido para oferecer as mais elevadas prestações, o 911 GT3 RS é o primeiro modelo de produção da Porsche equipado com "drag reduction system" e uma asa traseira superior ao tejadilho. A combinação entre o motor de 4,0 litros com 525 cv e uma apurada aerodinâmica prometem prestações fulgurantes.

O novo 911 GT3 RS é o primeiro Porsche de produção a ser equipado com um DRS - Drag Reduction System, que possibilita a criação de uma abertura na asa traseira ao premir de um botão para proporcionar uma menor resistência e velocidades mais elevadas na retas dos circuitos.

A função "airbrake" é ativada durante as fortes travagens a altas velocidades, sendo regulados ao máximo os elementos aerodinâmicos na dianteira e na traseira para criar um efeito de desaceleração aerodinâmica que apoia significativamente a travagem.

Esta é uma das inovações do Porsche 911 GT3 RS, que, segundo a marca alemã, foi projetado "de forma intransigente para atingir a performance máxima".

Homologado para estrada com ADN da competição está equipado com um motor atmosférico de 4,0 litros com 525 cv de potência e recorre a todos os avanços tecnológicos oriundos do desporto automóvel. 

Mais carga aerodinâmica

O 911 GT3 RS herdou sistemas de refrigeração e aerodinâmicos do 911 GT3 R de competição, destacando-se o conceito de radiador central, estreado no 911 RSR, vencedor da sua classe em Le Mans, e depois no 911 GT3 R.

Ao contrário do esquema de três radiadores utilizados em veículos anteriores, o 911 GT3 RS possui um radiador central de grandes dimensões, localizado onde habitualmente se encontra a bagageira nos restantes modelos 911. 

Aquela solução permitiu utilizar o espaço livre nas laterais para integrar elementos aerodinâmicos ativos, os quais são ajustáveis na dianteira e na asa traseira. Em combinação com uma série de outras soluções aerodinâmicas, proporcionam 409 kg de downforce a uma velocidade de 200 km/h.

Isso significa que o novo 911 GT3 RS consegue gerar duas vezes mais downforce do que o antecessor da geração 991.2, e três vezes mais do que um 911 GT3 atual. A 285 km/h, chega aos 860 kg de downforce.

Asa traseira acima do tejadilho

As linhas exteriores do novo 911 GT3 RS incorporam inúmeros elementos aerodinâmicos funcionais, destacando-se a asa traseira com suporte "swan neck", a qual é significativamente maior em todas as dimensões. 

Constituída por uma asa principal fixa e uma asa superior e uma segunda com ajuste hidráulico, a extremidade superior da asa traseira encontra-se num nível mais alto do que o tejadilho, o que sucede pela primeira vez num automóvel de produção da Porsche.

Além disso, a dianteira do 911 GT3 RS já não tem uma asa, mas um splitter que divide o fluxo por cima e por baixo de si mesmo. As sideblades laterais direcionam com precisão o ar em direção ao exterior. 

A passagem de ar nos guarda-lamas dianteiros é feita através de aberturas que começam no splitter dianteiro. As saídas de ar atrás das rodas dianteiras, ao estilo do icónico 911 GT1 que venceu Le Mans, reduzem a pressão dinâmica nos guarda-lamas. As sideblades laterais asseguram que o ar percorre da melhor forma as laterais do veículo.

O ar que passa pelo radiador central flui através das aberturas pronunciadas no capot. As aletas do tejadilho direcionam o ar em direção ao exterior, garantindo uma redução da temperatura do ar que chega à traseira. 

Suspensão otimizada

No novo 911 GT3 RS, as aberturas nos painéislaterais traseiros apenas melhoram a aerodinâmica e não são utilizadas para admissão de ar. Os guarda-lamas traseiros apresentam uma entrada de ar e sideblades para melhorar o fluxo de ar. Já o difusor traseiro é proveniente do 911 GT3, mas com algumas alterações.

Como os guarda-lamas estão sujeitos a poderosos fluxos de ar, os componentes do eixo dianteiro de triângulos duplos são concebidos com perfis em forma de lágrima. As ligações eficientes ao nível aerodinâmico aumentam a downforce no eixo dianteiro em cerca de 40 kg à velocidade máxima e, de referir que, até então, esta solução apena era aplicada no desporto motorizado.

 Devido às vias mais largas (29 mm mais largo do que o 911 GT3), as ligações do eixo dianteiro de triângulos duplos são, consequentemente, mais compridas.

Para assegurar a manutenção do equilíbrio de downforce entre os eixos dianteiro e traseiro, mesmo em travagens a alta velocidade, os engenheiros da Porsche reduziram significa-tivamente o "afundar" da dianteira durante a travagem. 

No novo 911 GT3 RS, a arti-culação esférica frontal do braço de suspensão inferior foi colocada num ponto maisabaixo no eixo dianteiro. O eixo traseiro multibraços foi ajustado com taxas de com-pressão das molas modificadas. Os sistemas de assistência ao condutor e o eixo traseiro direcional também contam com uma configuração ainda mais dinâmica.

Três modos de condução

O 911 GT3 RS conta com três modos de condução: "Normal", "Sport" e "Track". Neste último, as configurações básicas podem ser ajustadas de forma individual, incluindo o ressalto e compressão do amortecedor dos eixos dianteiro e traseiro que é configurável de forma separada e em várias fases. 

O diferencial traseiro também pode ser ajustado através de um comando rotativo no volante. O processo é feito de forma rápida e intuitiva com conceitos de funcionamento e visualização oriundos da competição automóvel: quatro comandos rotativos individuais e um botão para o Drag Reduction System (DRS) estão presentes no volante. 

Os comandos são apresentados através de gráficos no painel de instrumentos durante a realização de ajustes. O 911 GT3 RS inclui ainda o ecrã pensado para circuito já conhecido do 911 GT3. Ao toque de um botão, o condutor pode reduzir os ecrãs digitais de sete polegadas nas laterais do painel de instrumentos para apenas a informação essencial. Os indicadores de mudança de velocidade à esquerda e à direita do conta-rotações analógico também foram retirados do 911 GT3.

Dos 0 aos 100/h em 3,2 segundos

O motor atmosférico de 4,0 litros com 525 cv está associado a uma caixa de sete velocidades de dupla embraiagem (PDK), cujas relações são mais curtas do que no 911 GT3.

Graças a uma construção de baixo peso, o 911 GT3 RS consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos e alcança uma velocidade máxima de 296 km/h.

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O sistema de travagem é constituído por discos de travão com 408 mm de diâmetro no eixo dianteiro e 380 mm no traseiro. O sistema de travagem Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), disponível como opcional, conta com discos de 410 mm no eixo dianteiro e 390 mm no eixo traseiro.

O novo 911 GT3 RS está equipado de série com jantes forjadas e aperto central. Os pneus desportivos homologados para estrada – 275/35 R20 na dianteira e 335/30 R21 na traseira – asseguram elevados níveis de aderência.

Dois pacotes de equipamento

O novo 911 GT3 RS é proposto nos pacotes de equipamento Clubsport e Weissach. O interior recebe um acabamento ao estilo RS, com pele em preto, Race-Tex e acabamento em carbono.

O pacote Clubsport está disponível sem custos adicionais e inclui célula de segurança em aço, extintor e cinto de segurança de seis pontos para o condutor.  

Por sua vez, o pacote Weissach é opcional e já conta com acabamento em carbono no  capot, tejadilho, partes da asa traseira e moldura superior dos espelhos retrovisores exteriores.

Além disso, as barras estabilizadoras, os tirantes de suspensão e painel no eixo traseiro são feitos em CFRP e contribuem para uma melhoria adicional da dinâmica de condução. A célula de segurança, construída pela primeira vez em CFRP, ajuda reduzir o peso em seis quilos em comparação com a versão em aço.

Outro destaque do pacote Weissach são as patilhas da transmissão PDK atrás do volante com tecnologia oriunda do desporto automóvel. A título opcional, em exclusivo com o pacote Weissach, estão disponíveis as jantes em magnésio forjado, que permitem poupar mais 8 kg. 

O novo 911 GT3 RS está disponível para encomenda em Portugal, com um preço a partir de 291.833 euros.